Coluna

Dicas de Concursos: Nada como o tempo

Dicas de Concursos

empregos@diariodonordeste.com.br

00:00 · 02.12.2017

Sempre ouvi as pessoas mais velhas dizendo "nada como o tempo", mas demorei um pouco para entender a grandiosidade dessa sabedoria. Vários são os pensamentos que envolvem esse elemento da natureza: "o tempo tudo cura", "o tempo resolve", "há tempo para tudo", e assim vai.

Eu, na minha humilde existência, só compreendi mesmo os seus efeitos quando comecei a estudar para concurso público. Assim como todo jovem, aos 18 anos de idade eu estava no momento de definição do que seria quando crescesse. O problema era que eu já tinha crescido e não tinha percebido. Nessa época me vi pressionado pela necessidade de escolher um caminho a seguir. Como não tinha passado no vestibular, pois eu era muito fraco, não tinha valorizado os estudos como deveria e acabei conhecendo o mundo dos concursos.

Comecei a estudar para concurso na esperança de que a minha aprovação viesse logo. Do dia em que eu assisti a primeira aula no cursinho até o dia da minha posse no primeiro cargo público, passou-se uma eternidade, digo, um ano. Até acontecer, eu achava que esse dia nunca chegaria, mas ele chegou.

Uma coisa eu aprendi na caminhada da minha vida: cada um tem o seu tempo. Salomão já nos ensinava no livro bíblico de Eclesiastes que há tempo para tudo debaixo do céu. Sim, há tempo para rir e para chorar. Há tempo para ganhar e para perder. Há tempo para plantar e para colher. Há tempo para passar e para reprovar. Se você não compreender isso, a sensação de que seu dia de vitória nunca chegará será permanente. Cada um tem o seu tempo e isso inclui você!

Todas as vezes que sentir que sua vida não está andando, apesar de você estar fazendo tudo o que é necessário para alcançar seus objetivos, olhe para o lado. A melhor forma de cultivar a paciência é olhando para o lado. A melhor forma de saber se você está avançando em sua vida é olhando para a vida das pessoas que estão no mesmo caminho que você. Quando lhe dei essa orientação, o que eu queria que ela percebesse é que no mesmo caminho em que ela está, existem pessoas com 25, 35, 40, 50 e até mesmo com 60 anos de idade.

Se as coisas não aconteceram na sua vida ainda, de duas, uma: ou você está agindo errado, e aí nunca chegará onde deseja, ou você está agindo de forma correta, e aí o resultado é apenas uma questão de tempo.

Se você está agindo de forma errada, então o que você precisa é de ajuda. Procure alguém com experiência para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. Mas se você está fazendo tudo certo, então o seu resultado é mesmo só uma questão de tempo. Nesse caso, tenha paciência que o resultado acontecerá. Ações certas dentro de um espaço de tempo geram o resultado esperado!

Daniel Sena é advogado, professor de direito constitucional, palestrante e coach para concurso público

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.