Coluna

Dicas de Concursos: estudar antes do edital

Dicas de Concursos

empregos@diariodonordeste.com.br

00:00 · 31.03.2018

Estudar para concurso requer do candidato uma dedicação e rotina de estudos muito diferente da que estamos acostumados. Em um curso de graduação, por exemplo, estudamos para uma prova com antecedência de dias ou horas, mas para concursos públicos precisamos absorver conteúdos para uma prova que acontecerá daqui a alguns meses ou, às vezes, alguns anos.

A maioria dos candidatos acreditam, erroneamente, que devem aguardar a publicação do edital para iniciar sua preparação. Claro que isso é uma decisão pessoal, mas sempre aconselho que a preparação inicie antes da publicação do edital e que, após o edital publicado, o candidato invista tempo e energia nas revisões e resolução de exercícios, ganhando ritmo para a realização da prova.

Em função disso, a organização e planejamento dos estudos durante a preparação para uma prova de concurso público são primordiais para o sucesso que levará o candidato à aprovação.

O planejamento do estudo deve ser feito de forma objetiva. Não adianta uma programação que estabeleça uma quantidade de "x" horas de estudo diário se você não possui esse tempo disponível. Por isso, no planejamento, o primeiro passo é definir claramente o tempo que será utilizado para o estudo, que será dedicado à realização desse grande sonho.

Se o edital ainda não foi publicado, você poderá basear-se no último edital para relacionar os conteúdos e etapas do concurso e, com base nisso, iniciar seu planejamento montando um calendário onde seja relacionado suas atividades fixas (trabalho, lazer, atividades físicas etc.), seus horários de estudos (aulas, estudo em casa, revisão e simulados) e eventuais compromissos. Vale lembrar que devem ser respeitados os horários de sono, alimentação e os intervalos durante o estudo para que ele resulte em aprendizado.

Inicie sua preparação separando tempo para o estudo da teoria, resolução de questões e de provas anteriores de todos os conteúdos que versarão a sua prova. Caso você esteja iniciando seus estudos, essa nova rotina deve acontecer de forma gradual: comece com turnos de 30 minutos de estudo e 15 minutos de descanso; o próximo poderá ser de 1 hora de estudo e 15 minutos de descanso.

Inclua resolução de exercícios em sua rotina, ou seja, estude a teoria memorizando conceitos, regras e dados importantes e resolva o máximo de exercícios

Não esqueça de algo importante: comemore cada uma de suas vitórias, comemore a absorção dos conteúdos, comemore o aumento nos números de acertos nas disciplinas, enfim, comemore a evolução de seu aprendizado rumo à realização do sonho de ser um funcionário público.

Viviane Rocha é professora de Técnicas e Dicas de Estudos , pedagoga e mestre em psicologia educacional

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.