Coluna

Dicas de Concursos: como estudar após a publicação do edital

Dicas de Concursos

empregos@diariodonordeste.com.br

00:00 · 02.06.2018

A publicação do edital muda completamente a dinâmica de estudo, então é preciso que você faça alguns ajustes na sua maneira de estudar para o concurso. Fazendo uma analogia, se preparar para um concurso é como correr uma maratona, onde o período entre o edital e o dia da prova é corrida de velocidade, ou aquele famoso sprint final. Para lhe ajudar, separei algumas dicas.

Leia e analise todo o edital - Agora que saiu o edital, leia-o integralmente e faça uma análise minuciosa, que o ajude a decidir se realmente deseja e, principalmente, se tem todos os requisitos necessários para o cargo. Observe atentamente e marque a data das inscrições e das provas, o número e o local das vagas, critérios de avaliação, enfim, todas as regras sobre o concurso.

Planeje seus estudos - Como o tempo é curto, você precisa usar cada minuto com sabedoria.

Verifique qual disciplina merece mais atenção - Nem todos os concursos possuem os mesmo pesos e quantidades de questões. Então, antes de começar a estudar, selecione as matérias e tópicos que vão cair na prova e calcule aproximadamente quantos dias você tem até o dia da prova. Como provavelmente você não vai conseguir estudar todas as disciplinas, deixe de lado as que tenham poucas questões ou peso baixo.

Estabeleça horários - Calcule aproximadamente quantos dias você tem até o dia da prova. Escolha os materiais que você vai usar e defina em quais horários do dia você vai se dedicar totalmente à sua preparação.

Resolva muitas questões - Mesmo que não dê tempo para estudar tudo, é essencial que você reserve um período do seu ciclo de estudos pós edital para fazer questões, de preferência da banca do seu concurso. Refaça todas as questões, dando atenção especial àquelas que você errou ou as que você tenha considerado muito importante. Quando você for resolver as questões, faça-as sem consultar. Depois confira as respostas consultando a teoria.

Simulados - Treino é treino e jogo é jogo, mas time que não treina nunca vai jogar bem! Então, você pode usar, por exemplo, todos os sábados para fazer simulados.

Revisão - Em 60, 90 dias é possível revisar todas as matérias que foram estudadas ao longo de sua preparação. Tire os últimos dez dias anteriores à prova para dedicar-se apenas à revisão do conteúdo estudado.

Descanse a sua mente e o seu corpo - Não ache que porque saiu o edital você tem que estudar oito, dez horas por dia, nos sete dias da semana. Vai melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse causado por tantos estudos.

Thiago Cabral é auditor-fiscal do Estado de Santa Catarina, coach e professor

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.