Formação de Oficiais

285 ofertas para a Marinha Mercante

00:00 · 12.05.2018

Estão abertas as inscrições do concurso da Marinha Mercante para admissão às Escolas de Formação de Oficiais (Efomm). Serão preenchidas, ao todo, 285 vagas, de acordo com o edital.

Do total de oportunidades, 170 são para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro/RJ, e 115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém/PA.

Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo e idade entre 17 e 23 anos (em 1° de janeiro de 2019).

As inscrições devem ser registradas por meio do site www.ciaga.mar.mil.br. Será possível se candidatar até as 23h59 de 8 de junho, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 65.

Válido pela primeira fase, o exame objetivo ocorrerá em 18 e 19 de agosto e contará com questões de Português, Inglês, Matemática e Física, além de redação.

Nas demais etapas, os participantes convocados passarão por prova psicofísica, de 18 de outubro a 23 de novembro; teste de suficiência física, entre 3 e 14 de dezembro; e período de adaptação/verificação de documentos, de 7 a 27 de janeiro de 2019.

Os aprovados farão a matrícula e iniciarão o curso em 28 de janeiro de 2019.

Depois de formados, os militares recebem diploma de bacharelado em Ciências Náuticas e passam a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de segundo-tenente.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.