Reportagem Webdoc

'Sou Nós': os desafios dos transgêneros no País

00:00 · 23.09.2017 / atualizado às 11:33 · 25.09.2017 por Texto:Karine Zaranza / Fotos: Fernanda Siebra

Quem é você? O que você vê diante do espelho? Seu corpo tem as respostas? Você precisou de autorização para ser quem é? O que fazer quando o reflexo não condiz com o que você sente? Para uma pessoa transexual, encarar-se pode ser dor ou prazer. Reconhecer-se é a primeira travessia de uma jornada desafiadora. É preciso luta para reafirmar sua existência individual. SOU! Mas existir é também experiência coletiva. Para viver em sociedade, como sujeito de direito, mais uma infinidade de batalhas diárias. Avanços e retrocessos. No fundo, o que se quer é afirmar a igualdade e inclusão: NÓS!

Neste DOC, seis histórias partilhadas revelam os desafios que transgêneros precisam vencer no País que mais mata transexuais e no quinto estado do Brasil mais violento para a população LGBT. Estar vivo é resistência. Vencer o preconceito, chegar à universidade e ocupar um posto formal de trabalho é transgressão. Este é um convite a se despir de si e se enxergar no espelho do outro.

HOTSITE: Confira depoimentos dos personagens do DOC “Sou Nós” acessando o link: http://hotsite.diariodonordeste.com.br/sou-nos-doc/

LEIA AINDA: 

> Corpo: lugar de existência e resistência
> Evasão escolar é uma fuga das violências
> A decisão de amar ou abandonar
> Lampejos de visibilidade: travestis e transexuais ocupam espaços
> Nome social: para ouvir e reconhecer-se na sociedade
> A luta dos transgêneros para fugir da marginalização
> Empreendedorismo: quais os espaços que acolhem?
>'Abraço-casa': abrigo contra a solidão e o abandono
 

Reportagens

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.