Reportagem Templos da resistência

Mapa de tesouros e saberes

00:00 · 19.08.2017 por Antonio Laudenir -Repórter

Se o contexto nacional é precário na equação livros por população, Fortaleza conta com estatísticas alarmantes. O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostrou, ainda em 2009, que 79% dos municípios brasileiros possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 4.763 bibliotecas em 4.413 municípios. Em 13% dos casos, as "BPMs" ainda estão em fase de implantação ou reabertura e em 8% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Considerando aquelas que estão em funcionamento, são 2,67 bibliotecas por 100 mil habitantes no País.

 
 
 
De acordo com o estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério da Cultura (MinC), Fortaleza ocupa a 26ª posição entre 27 Capitais onde a carência de bibliotecas municipais compromete o incentivo à leitura e à cultura. Em oito anos, o cenário continua semelhante. Segundo o Censo, com esse número reduzido de equipamentos, a Capital cearense registra os piores índices na relação bibliotecas por 100 mil habitantes, com 0,03%. O Crato, na região do Cariri, está em melhor condição, com 1,7%. No entanto, enquanto o município caririense possui 117 mil habitantes, Fortaleza tem 2,6 milhões. Acervos particulares de instituições ou iniciativas da sociedade tentam suprir esta carência. Exemplos recentes (e ainda não tão conhecidos) são a Coleção Rachel de Queiroz - espaço que reúne grande parte do acervo bibliográfico da escritora cearense, aberto ao público, no 1º piso da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor) - e a Biblioteca Comunitária Jornalista Neno Cavalcante, prestes a ser inaugurada no Centro Comunitário Conjunto São Vicente de Paulo, situado na chamada "Comunidade das Quadras" (Aldeota). 

Bibliotecas em Fortaleza

Biblioteca da Unifor
(Universidade de Fortaleza)
 
unifor
A Biblioteca da Universidade de Fortaleza ocupa uma área de 5 mil m², possui 722 assentos para estudo individual ou em grupo e oferece os melhores recursos disponíveis para aqueles que buscam a informação. Seu acervo conta com aproximadamente 95 mil títulos, totalizando mais de 317 mil volumes nas áreas de ciências jurídicas, tecnológicas, da saúde, da comunicação e gestão, composto por livros, teses, anais e folhetos, além de VHS, DVDs, CDs-ROM e periódicos.
 
Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz.
Contato: (85) 3477.3162
 
Plebeu Gabinete de Leitura
 
plebeu
Com a proposta de ser um lugar de liberdade da palavra, leitura pública e compartilhamento de ideias, o Plebeu Gabinete de Leitura funciona na Associação Cearense de Imprensa e é formado pelo acervo da coleção particular da historiadora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Adelaide Gonçalves. Inaugurado em 1º de maio de 2012, o local foi idealizado como espaço aberto aos trabalhadores do Centro da cidade ou que passam por ali no dia a dia.
 
Rua Floriano Peixoto, 735, 5º andar, Centro.
www.facebook.com/plebeugabinetedeleitura
Contato: plebeuonline@gmail.com
 
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel / Espaço Estação
 
menezes
A mais antiga biblioteca pública do Ceará, criada em 1867, é mais uma opção para os amantes da leitura. Fechada para reforma desde o ano passado, parte das 132 mil obras da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel está abrigada, agora, na Biblioteca Pública Espaço Estação, próxima à Estação João Felipe. A biblioteca conta com 60 mil exemplares de enciclopédias, periódicos impressos, fi lmes e até publicações em braille para atender aos defi cientes visuais estão disponíveis no acervo. No prédio da Menezes Pimentel o setor da hemeroteca segue funcionando normalmente.
 
Rua 24 de Maio, 60, Centro.
Contato: (85) 3101.6799.
 
Bibliotecas da Rede CUCA
 
cuca
Com média de 600 visitantes por mês, as bibliotecas da Rede Cuca têm um variado leque de obras literárias e os jovens contam com uma programação totalmente voltada ao incentivo à leitura. Com acervo de mais de mil obras, o equipamento vem inserindo novos projetos que visam conquistar mais frequentadores.
 
Cuca Barra do Ceará: Av. Presidente Castelo Branco, 6.417.
Cuca Mondubim: Rua Santa Marlúcia, s/nº.
Cuca Jangurussu: Av. Castelo de Castro com Av. Contorno Leste.
Contatos: (85) 3211.4300|4301|4307
(85) 3499.0018|0017 / (85) 3444.6201|6202
 
Biblioteca Inspiração Nordestina (CCBNB)
 
nordestina
O Centro da Capital também conta com uma biblioteca pública com vasto acervo para qualquer cidadão. “Nosso público vai desde moradores de rua até pesquisadores formados”, declara Ana Maria, bibliotecária da Biblioteca Inspiração Nordestina de Fortaleza, localizada no Centro Cultural Banco do Nordeste. Cerca de 17 mil obras de literatura, arte, fotografi a, gibis, jornais impressos, entre outras, estão disponíveis lá, gratuitamente.
 
Rua Conde D’Eu, 560, Centro.
Contato: (85) 3209-3500
 
Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira
 
dolor
Fundada em 1971, a Biblioteca Pública Municipal Dolor Barreira, equipamento da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), conta com acervo de mais de 27.000 exemplares divididos nos segmentos infantojuvenil, obras gerais, Ceará, Braille, acervo de Geraldo Nobre e obras raras. A biblioteca possui também uma Gibiteca com mais de 4.400 quadrinhos.
 
Avenida da Universidade, 2572, Benfica.
Contato: (85) 3105.1299
bibliotecadolor@yahoo.com.br
 
Biblioteca Justiniano de Serpa
(Academia Cearense de Letras)
 
Com 25 mil livros no acervo a biblioteca foi reinaugurada em 2014.
Rua do Rosário, 1, Centro (próximo à Praça dos Leões).
Contato: (85) 3226.0326
 
Biblioteca Rachel de Queiroz
 
O equipamento opera com locação de livros, consulta local, pesquisa documental, acesso à internet nos computadores da biblioteca e à rede wifi , participação em ofi cinas e formações.
 
Unidade Sesc Fortaleza: Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro.
Contato: (85) 3452.9087
 
Biblioteca Romeu Aldigueri
 
Assim como no Sesc Fortaleza, é possível locar ou consultar livros, pesquisar documentos,
acessar internet nos computadores da biblioteca e utilizar a rede wifi , além de participar de ofi cinas e cursos.
 
Unidade Sesc Centro: Rua 24 de Maio, 692, Centro.
 
Biblioteca dedicada às artes visuais
 
Biblioteca de Artes Visuais Leonilson
 
Entre livros, catálogos e periódicos, a Biblioteca de Artes Visuais Leonilson, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), também possui um espaço especializado em artes visuais, com cerca de duas mil publicações nas áreas de Fotografi a, Design, Museologia, História da Arte, Arquitetura e Urbanismo, Moda e Arte Contemporânea, entre outras linguagens. A biblioteca só trabalha com consulta local, com exibição de material multimídia e pesquisa na internet.
 
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema. Piso inferior do Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Contato: (85) 3488.7600
sefora@dragaodomar.org.br
 
Nova biblioteca pública surgindo
 
Biblioteca Comunitária Jornalista Neno Cavalcante
 
Localizada no Conjunto São Vicente de Paulo - Comunidade das Quadras, Coração da Aldeota, a biblioteca deve ser inaugurada em breve. Sob a supervisão do professor aposentado, Ronaldo
Salgado, o espaço visa presentear os moradores das Quadras - crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos - com um acervo de cultura e conhecimento relevante para formação de todos e
todas. O acervo contém cerca de 4.000 exemplares entre livros, CDs, DVDs, gibis, quadrinhos e literatura em cordel.
 
Rua da Felicidade, s/n (ao lado do colégio Santa Cecília), Aldeota.
Contato: (85) 99989.6345 / 98728.6304
 
Temática infantojuvenil
 
Biblioteca Comunitária O Guarani
 
A Casa de José de Alencar (CJA) inaugurou neste ano a Biblioteca Comunitária O Guarani. Visando atingir crianças e adolescentes, com obras da literatura infantojuvenil. A biblioteca visa possibilitar a esse público residente nas comunidades do entorno da Casa, acesso à literatura e ao mundo da leitura.
 
Av. Washington Soares, 6055, Messejana.
Contato: (85) 3229.1898 / 3276.2379

Reportagens

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.