Reportagem A força da devoção

Imagens de fé

00:00 · 25.08.2018 / atualizado às 08:15 por Germana Cabral (Texto) / Fernanda Siebra (Fotos)

Três dias em Juazeiro do Norte, inúmeras imagens, histórias de vida com sotaques de vários cantos do Nordeste. Duas jornalistas, um gravador e uma máquina fotográfica nas mãos. Gente de fé, muita fé, evidenciada até para quem insiste em não acreditar no poder da devoção desses romeiros.

Gente humilde, em sua maioria, ou de posses, misturando-se em uma só multidão para reverenciar Padre Cícero que, embora não canonizado pela Igreja Católica, é considerado “santo” pelo povo que mora ou visita a maior cidade do Sul do Ceará.

Se na primeira edição deste DOC “A força da devoção – Palavras de fé”, ressaltamos perfis de cinco rezadeiros, com textos mais longos, nesta segunda, intitulada “Imagens de fé”, predomina o trabalho autoral da fotógrafa e jornalista Fernanda Siebra. Juntas, vivenciamos uma data de intensa movimentação no “Santo Juazeiro”: 20 de julho - aniversário de morte do Padim Ciço (1844 -1934), iniciando o ciclo de romarias no Cariri.

doc

Com esse espírito desbravador em mente, escolhemos a data, visitamos locais de peregrinação, conversamos com devotos de diferentes origens. Despimo-nos de todas as referências assimiladas desde a infância. Nem parecíamos nativas do Cariri, ou mais ainda, conterrâneas do “Santo de Juazeiro”, nascidas no Crato que somos. 

“Acompanhar os rituais que marcavam os 84 anos de morte do Padre Cícero foi trazer imagens que, guardadas na memória, pediam para ser (re)feitas, além de vivenciar esse espaço de fé que tanto me incomodava”, narra Fernanda sobre a sua sensação de pertencimento.

Ao “escrever” por meio das imagens, a fotógrafa apresenta, nas páginas centrais, um ensaio com proposta de instalação artística, assinada em parceria com a designer Grace Sampaio.

doc

Trechos de benditos, cantos tradicionais entoados pelos romeiros, dialogam com as fotos, a exemplo do “Hino da visita dos romeiros de Juazeiro”, de Júlio Targino:

“Eu vou fazer uma viagem satisfeito; O pé direito boto firmado no chão, quem for cristão visite o Juazeiro; eu sou romeiro do Padre Cícero Romão”. 

Da mesma forma, também ficamos realizadas em transmitir palavras e imagens de fé na produção desta reportagem. 

Mais DOC A força da devoção

Imagens de fé

> Galeria: Imagens de fé
> Guardadas na memória

Palavras de fé

> A tradição da reza para curar males físicos
> De porta e corações abertos
> Herança paterna
> Missionário de Deus
> Tradição ancestral

Reportagens

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.