Reportagem DOC

Ilhados: natureza intocável

00:00 · 22.04.2017 / atualizado às 16:36 · 24.04.2017 por Marcus Peixoto - Repórter

Um verdadeiro laboratório a céu aberto de um Brasil que se faz presente além da sua costa. O Arquipélago São Pedro e São Paulo (ASPSP), localizado a 1100 quilômetros de Natal, o ponto mais próximo do continente, mantém duas décadas de pesquisas incessantes para desvendar os segredos do mar e um lugar que ainda se mantém desconhecido para muitos brasileiros.

LEIA MAIS

.O lugar: mundo submarino fascina pelo mistério
.A estadia: estação científica é vulnerável a tremores
.A chegada: ilhas são inóspitas à vida humana
.A viagem: expedição se inicia com a travessia no mar
.O valor: santuário intocável é mito degradado

Numa viagem de 10 dias de navio de guerra, a reportagem do Diário do Nordeste participou da última expedição da Marinha e pesquisadores das Universidades Federais da Paraíba, Pernambuco e Ceará para a manutenção de uma estação científica instalada naquelas ilhas oceânicas, onde o isolamento ocorre da forma mais radical. Nesta segunda edição da série "Ilhados", o ASPSP é apresentado como mais uma aventura humana na busca incessante e paradoxal de preservar a natureza, intocável na medida do possível e, ao mesmo tempo, explorar economicamente seus potenciais.

Reportagens

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.