Reportagem Doc - Meu País Fortaleza

Histórias de imigrantes que escolheram Fortaleza como lar

00:00 · 20.01.2018 / atualizado às 16:29 por João Lima Neto/Nícolas Paulino - Repórteres

A Capital cearense é porta de entrada e, para muitos estrangeiros, local de morada. Do europeu ao africano. Do asiático ao americano. Na terra da luz, eles se misturam como viajantes e como força de trabalho.

A história da colonização do Estado aponta para diferentes influências estrangeiras na cor da pele, na voz e até no que o cearense come. Uma corrente de historiadores aponta a Barra do Ceará como sendo a primeira área de ocupação e colonização, iniciada por Pero Coelho de Souza, na mesma região onde teria aportado a expedição do navegador espanhol Vicente Pinzón. Ou seja, os espanhóis teriam sido os primeiros estrangeiros a pisar em terras alencarinas.

Outra vertente historiográfica - a oficial - coloca o Forte Schoonenborch, edificado por holandeses, como sendo a área fundadora de Fortaleza, pois, após a expulsão dos flamengos, os portugueses ocuparam o Forte e o rebatizaram de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção.

Séculos se passaram, e esse movimento registrou diversas mudanças migratórias. A atual presença de estrangeiros no Estado ocorre, em grande parte, pelo turismo. De idas e vindas, em passeios ou negócios, hoje vivem no Estado 31.185 estrangeiros com autorizações permanentes e temporárias. Os tradicionais donos de padarias e restaurantes ainda são notados, mas agora eles atuam em outros segmentos. Em "Meu País Fortaleza", contamos a história de imigrantes que escolheram a Capital como casa.

Leia ainda:

> Conheça as rotas de imigração para Fortaleza
> Gael Duhaut: francês em busca dos melhores ventos
> Luca Lunghi: comida com sabor direto da Itália
> Evy Amado, a caboverdeana que abraçou as oportunidades
>  Nova realidade na Capital foi um desafio para Narciso Mendes
> Luciano García Bes: das montanhas argentinas ao litoral
> Vonetta Chantrice: a cigana que fez morada na Capital do sol
> Coreana Yeji Yeom: de um passeio a um lar definitivo
> Yang Liang Cheng: a vida no agitado Centro de Fortaleza
> Economia mundial muda rotas de imigração

Reportagens

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.