PROJETO + BAIRROS

Vila Velha recebe mutirão de limpeza

01:00 · 16.05.2018

A reclamação de Elizete Garcez é constante: "Tem que estreitar aquela boca do canal, que está quebrada. O lixo está caindo todo dentro. Daqui a uns dias estaremos com o canal entupido de novo". O destinatário é o próprio secretário da Regional I, Gilberto Bastos, durante sua visita ao bairro Vila Velha, que recebe, desde a última segunda-feira (14), ações sociais de melhorias urbanas do "Projeto +Bairros".

"Eu trato a relação da comunidade com a Gestão Pública como um casamento. E nenhum relacionamento dá certo se não houver conscientização dos dois. E mais: A comunidade é permanente, os gestores é que estão de passagem", pontua a agente de cidadania, que atua há 18 anos por entre os oito conjuntos que compõem a "quase cidade".

O Vila Velha é o maior bairro da Regional I, com 64.100 habitantes, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010. Representa, sozinho, cerca de 20% da população de todos os 15 bairros da Regional e também o terceiro mais populoso de Fortaleza.

É o primeiro a receber o Projeto na Regional I. As famílias do bairro contam, até o próximo sábado (19), com mutirão de limpeza e serviços de saúde, infraestrutura e conservação. Além disso, a comunidade Vila Nova, afetada pela severidade dos últimos grandes registros de chuva na Capital, receberá doações e ações sociais.

Demandas

"Não só por ser o maior bairro da Regional mas, e principalmente, pelas demandas que recebemos da própria comunidade", diz o secretário Gilberto Barros. O bairro recebeu limpeza, capinação e varrição em 12 pontos de lixo; melhoria na iluminação; serviços de tapa buraco, drenagem, recapeamento, desobstrução de galerias e reposição de tampas de galeria; desratização e pulverização por Fumacê.

Até esta quarta-feira (16), o Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) irá visitar escolas, associações, comércios e residências, apresentado abordagens socioeducativas de combate ao lixo e ao Aedes aegypti. A Operação Quintal Limpo também orienta a população sobre vedação correta das caixas d'águas, cuidados com possíveis criadouros. Haverá distribuição de sacos plásticos, recolhimento de materiais inservíveis e de materiais de grande porte, a exemplo de móveis.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.