Concurso gastronômico

Varandão da Vila é o campeão do Comida di Buteco na Capital

O restaurante vai agora concorrer ao prêmio de melhor Buteco do Brasil, junto a outros 20 vencedores no País

Após 23 dias de concurso, o estabelecimento desbancou outros 20 restaurantes em Fortaleza, com base em quatro critérios de avaliação: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida ( FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES )
01:00 · 22.05.2018

Com o prato Asinhas no Avesso, o Varandão da Vila foi o grande campeão da 8ª edição do concurso Comida di Buteco em Fortaleza, resultado revelado na noite de ontem, em cerimônia no Hotel Sonata de Iracema. O melhor boteco da capital cearense vai concorrer agora ao prêmio de Melhor Buteco do Brasil, junto aos outros 20 vencedores nacionais, em julho deste ano.

Desossadas e recheadas com queijo, bacon, calabresa e manjericão, as asinhas cairam no gosto dos clientes e, para uma das proprietárias do Varandão da Vila, Daniele Rodrigues, tiveram o devido reconhecimento. "A ideia foi da minha sócia, Patrícia, e resolvemos aderir. Quando a gente se dedica a uma coisa a sabemos que aquilo vai dar certo, é muito emocionante", diz.

Após 23 dias de concurso, o estabelecimento desbancou outros 20 restaurantes em Fortaleza, com base em quatro critérios de avaliação: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O prato, feito especialmente para o concurso, deve agora entrar no cardápio de forma definitiva, segundo Daniele.

Etapa nacional

Em junho, uma comissão de jurados visitará os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão receberá três jurados, sendo um da sua cidade e dois de outras cidades.

Contendo 19 edições em nível nacional e há oito anos em Fortaleza, o concurso vem recebendo, a cada ano, mais engajamento por parte dos estabelecimentos, na avaliação da coordenadora do evento na Capital, Ana Mayrink. "O Comida de Buteco é um concurso gastronômico de comida raiz que elege o melhor boteco da cidade. O público e os jurados visitam os bares participantes e fazem uma avaliação", explica.

Eleito o vice-campeão dessa edição, o boteco 100 petiscos, participando pela primeira vez do concurso, trouxe o tira gosto Tiras de Carne ao Chimichurri.

Já em terceiro colocado ficou o Bar do Nem, com o petisco Charutos do Rei. O Comida di Buteco 2018 concedeu, ainda, o prêmio Receita de Carinho Dona Benta ao Espaço Casa da Sogra, que concorreu por utilizar um ou mais produtos da marca.

Criado no ano 2000, o Comida di Buteco tem a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos botecos espontâneos/tradicionais, sendo considerado, não apenas um concurso, mas um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.

O evento é viabilizado com investimento de empresas que acreditam na causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. O concurso é promovido pela TV Verdes Mares com apoio do Diário do Nordeste.

Saiba mais

Vencedores Fortaleza 

1º Varandão da Vila

Asinhas no Avesso: Asinhas de frango desossadas recheadas dando um diferencial no sabor do petisco

2º 100 Petiscos

Tiras de Carne ao Chimichurri :Tiras ao Chimi

3º Bar do Nem

Charutos do Rei: Uma dupla de charutos salteados na manteiga da terra e recheados com carne suína, pimentões, cebola roxa, pimenta biquinho e linguiça calabresa, na redução da cajuína

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.