Unifor divulga resultado na segunda-feira - Cidade - Diario do Nordeste

PROCESSO SELETIVO

Unifor divulga resultado na segunda-feira

30.05.2009

O exame contemplou uma única prova, dividida em duas partes: Conhecimentos Gerais e Comunicação e Expressão

A Universidade de Fortaleza (Unifor) realizou ontem, de manhã, o processo seletivo para ingresso de candidatos no segundo semestre letivo de 2009. A prova teve início às 8 horas para 2.085 candidatos que estão disputando as 2.480 vagas, distribuídas em 31 cursos de graduação.

Na próxima segunda-feira, a Unifor divulga a lista dos classificados pela internet. O exame seletivo da Unifor contemplou uma única prova, divida em duas partes: Conhecimentos Gerais e Comunicação e Expressão. Por conta do concurso, as atividades no Campus da Unifor foram suspensas no período da manhã.

A novidade deste concurso da Unifor foi o aumento na procura dos candidatos pelos cursos da área de Engenharia, com 456 estudantes do total de candidatos disputando o processo seletivo. No caso específico da Engenharia Civil, “a concorrência é de 2,9 candidatos por vaga, perde apenas para Medicina”, afirmou o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá.

Segundo ele, as 40 vagas oferecidas para o segundo semestre do Curso de Engenharia Civil são disputadas por 174 candidatos. Medicina, no entanto, é o campeão. Os 582 candidatos que fizeram a prova ontem, para ingressarem no curso da Universidade terão de vencer uma concorrência de 9,7 por vaga.

O terceiro curso mais concorrido pelos candidatos foi Odontologia, com 124 candidatos disputando as 55 vagas. A concorrência é de 2,2 por vaga. A análise dos inscritos no processo seletivo revelou mais uma surpresa com o nível de concorrência de mais um curso da área de Engenharia.

Os candidatos inscritos para Engenharia de Produção, terão de vencer uma concorrência de 1,2 candidatos por vaga, a mesma dos concorrentes ao curso de Arquitetura e Urbanismo.

Mudanças

Outra novidade no processo deste semestre é a seleção em três fases. A primeira aconteceu ontem. A Unifor realizará em junho a segunda etapa, do agendamento para os candidatos classicáveis. “O aluno marca o seu teste pela internet (www.unifor.br) e vem para a Unifor para fazer a prova eletrônica e a Redação”, destacou o vice-reitor de Graduação, Henrique Sá. Os alunos candidatos que não passarem terão uma nova chance com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais a Redação.

Os candidatos que disputaram ontem as vagas da Unifor tiveram quatro horas e meia para responder as 40 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta das matérias do núcleo obrigatório do Ensino Médio. A prova de Comunicação e Expressão teve 30 quesitos, também de múltipla escolha, abordando Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira, além da Redação.

“A correção das redações serão concluídas até amanhã”, prometeu o vice-reitor de Graduação da Universidade.

As provas do processo seletivo foram realizadas nos blocos K, M, T e D. Foram ocupadas 94 salas, com uma média de 22 a 30 candidatos em cada uma. As atividades desenvolvidas fora do Campus, no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), bloco F e campos de estágios não foram interrompidas por conta do concurso.

ENQUETE
Candidatos elogiam organização do concurso

Jaílson Araújo
29 ANOS
Op. de Usina

"Estou disputando uma vaga para Engenharia Mecatrônica. Gostei da prova e da organização do vestibular"

Ana Júlia Timbó
18 ANOS
Universitária

"Achei boa a prova. Começou no horário e deu tempo para responder com calma. Já faço Direito, mas quero Medicina"

SUELEM CAMINHA
Repórter

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999