Sistema Verdes Mares

'Tô na Praça' movimenta o bairro Granja Lisboa

Comunidade do bairro se divertiu com atrações culturais locais e atividades de lazer para todas as idades

Moradores se divertem com as atrações locais, além de atividades de lazer. Um público composto por crianças, jovens, adultos e idosos tem oportunidade de acesso à cultura ( Foto: Natinho Rodrigues )
01:00 · 20.03.2017

Depois de passar pelos bairros Pan-Americano, Cidade 2000, Henrique Jorge e Barra do Ceará, chegou a vez de a Granja Lisboa receber, nesse sábado, o "Tô na Praça", ação realizada pelo Sistema Verdes Mares e Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Com um público diversificado, o evento contou com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos. Foram apresentadas atividades da própria comunidade, como danças e atrações artísticas e brincadeiras infantis. Os grupos de rap Sem Saída, 2W e 6.3, além do Afoxé Omorixa Ode e Capoeira Grupo Negaça fizeram a festa e animaram os que estiveram presentes.

Oportunidade

Para o professor Adriano Ponte, a iniciativa é uma oportunidade de reunir a família: "Nessa ação, as pessoas tiveram acesso à cultura, além de prestigiar os talentos da comunidade".

Segundo Emanoela Tavares, auxiliar de enfermagem e moradora do bairro Conjunto Ceará, o "Tô na Praça" é um projeto interessante, que agrega a comunidade. "Eu sempre venho à Granja Lisboa e, quando eu soube que a ação iria acontecer aqui, fiz questão de participar".

Convivência

De acordo com a diarista Cláudia Nascimento, o evento é uma oportunidade de convívio entre os moradores: "Eu moro aqui há dez anos e achei a ideia bem legal. É ótima a participação de todos e a alegria das crianças".

A mesma opinião é compartilhada pela auxiliar de laboratório, Verbania Sousa: "Eu estou adorando a ação. A gente estava precisando disso aqui na praça do bairro. É muito bom ver as pessoas circulando, conversando. Além de melhorar a segurança", afirmou.

Dança

Além da programação cultural, houve aulão de zumba na praça. A autônoma Vanessa Dias reforçou que a ação é importante porque é uma opção de diversão para a comunidade: "Eu acho o evento bem legal porque a gente pode trazer as crianças. Como há poucas atividades aqui, o evento de hoje a gente pode aproveitar. Vou fazer a aula de zumba e meu filho está ali, comendo pipoca e se divertindo".

Para o gesseiro Francisco Wellington, o "Tô na Praça" é uma ótima opção de lazer para as crianças. Ele mora no bairro há quatro anos e é a primeira vez que toma conhecimento de um evento desse tipo na comunidade. A esposa dele, Taís Mara, também participou do aulão de zumba na praça.

Cultura

O presidente do Grupo de Afoxé "Omorixa Ode", Marcos Amorim, destacou que o "Tô na Praça" é importante para divulgar os artistas das comunidades.

"É interessante que isso permaneça. Já houve outros eventos que traziam grupos de fora, mas, neste, a gente pode se apresentar. É uma excelente oportunidade para divulgar o nosso trabalho e estimular. Isso também aumenta o nosso interesse de participar de mais eventos fora do bairro", afirmou o presidente do Grupo de Afoxé.

Projeto

O "Tô na Praça" destaca e incentiva profissionais que oferecem serviços em uma área de lazer pertinho de casa e ainda permite conhecer aqueles que estão contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.

O evento também tem como objetivo estimular o descarte consciente, com a ação "Tô na Praça, Mó Limpeza", que consiste na instalação de uma estação de coleta seletiva, na praça, durante o evento, com a presença do personagem "Bem Limpinho" explicando a importância do descarte correto do lixo, evitando sujar as vias públicas, aproveitando a oportunidade para ressaltar a importância dos garis e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis na manutenção da limpeza e saúde.

Confira a galeria de fotos no site oficial do projeto: verdesmares.com.br/tonapraca.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.