sistema verdes mares

'Tô na Praça' leva entretenimento ao Conjunto Polar

A Praça Waldir Campos cresceu quando a comunidade começou a se instalar na área, a partir da década de 60

O logradouro é cuidadosamente tratado pela comunidade, que zela pela quadra esportiva, preservando e zelando pela sua estrutura ( Foto: Fabiane de Paula )
01:00 · 22.09.2017

Idosos sentados na sombra dos bancos, adultos praticando exercícios, casais de jovens namorando, parquinho ocupado por crianças brincando. Qualquer dia da semana, a Praça do Conjunto Polar nunca está vazia. O ponto de convergência de gerações é sempre palco dos eventos e festivais da comunidade, que tem orgulho de ter na praça um pedaço da sua casa e da própria história. Esta edição do Tô na Praça chega para agregar música, dança e humor ao fim de semana movimentado do Polar.

Seja pela manhã ou à noite, a Praça Waldir Campos, do bairro Vila Velha tem sempre um rosto conhecido. A moradora Margarida Costa (58), enquanto dava seu passeio diário com suas duas cadelas, contou que a praça foi sempre querida pela população, que aproveita bastante o espaço. "Tem muito festival aqui, sempre tem quadrilha; às vezes, fazem promoção de brincadeiras, quermesse, vendinha de comida... ", conta a moradora. Para a comunidade, o grupo Vidança fará apresentação no sábado, um dos espetáculos envolvendo dança do Tô na Praça. Margarida ainda ressalta que, no Conjunto Polar, os próprios moradores cuidam da quadra, preservando e zelando pela sua estrutura. "A comunidade participa bastante. Todos até 'pastoreiam' para ninguém fazer bagunça, águam as plantas e até limpam. Essa é uma das melhores praças daqui, muito frequentada".

Os estudantes Alex Brito (16), Kezia Cailane (14) e Pamela Mara (15) confirmam a animação que permeia a praça. Aproveitando os brinquedos do parquinho na manhã livre de estudos, os jovens contam, entre risos, como sempre vão se divertir com os amigos. "Aqui é o point. Sexta, sábado e domingo é super cheio", conta Kezia.

Alex ressalta que os próprios jovens da comunidade fazem eventos na praça nos fins de semana. A gente sempre vem aqui, e os jovens fazem o Encontrão. Eles divulgam no Facebook e todos que moram perto ou que conheçam alguém daqui vêm pra praça, conversam, trazem violão?".

Todos os dias da semana, a praça é preenchida por brinquedos infláveis e lanchonetes, que atraem as crianças e também os pais dos arredores, que aproveitam o tempo para conversar com os conhecidos. Neste sábado, o "Tô na Praça" traz uma programação especial para as crianças com a contação de histórias, um momento lúdico para os pequenos frequentadores do Polar.

Além disso, o Bboy Barney e a Big Girl Anne, o pai e a filha de apenas 10 anos, farão apresentação de Break para a comunidade. A menina, que já dança em campeonatos e se interessou pelo estilo aos sete anos, diz que o evento é importante para divulgar o Break, além de incentivar outras crianças como ela a participar de atividades culturais.

Waldir Campos

Relembrando o bairro nos seus tempos de juventude, os amigos Luis Saul (82) e Joel Simões (78) contam que, apesar de conhecida como Praça do Polar, seu verdadeiro nome é Praça Waldir Campos. Seu Luis, que vive no Conjunto Polar há mais de 40 anos, relata que a praça cresceu desde que a comunidade começou a se instalar na área, a partir da década de 60.

"Aqui tinha muito mato. A praça era pequena e tinha pouca gente. Depois, começaram a surgir mais casas e as pessoas a aparecer mais; hoje em dia, vêm gente de toda idade pra cá". Seu Joel, dono da banca da pracinha, diz que a praça é simpática à vizinhança, e que adora trabalhar no pequeno quiosque e acompanhar todo o movimento dos frequentadores.

Mais informações

Confira as matérias e galeria de fotos das edições passadas do "Tô na Praça": www.verdesmares.com.br/tonapraca

Programação

17h - Personagem "Bem Limpinho"

17h15 - Gorette Costa - Contação de Histórias

17h25- Camerata de Sopros do CIS Vila Velha - Música Clássica

17h40 - Oficina de Rap

17h50 - Bboy Barney e Bgirl Anne - Apresentação de Break

18:h - Concurso Garota da Praça

18h30 - Vidança - Espetáculo Contos e Corpos Andarilhos

18h45 - Banda Fanfarra do CIS Vila Velha - Eclético

19h - Barney MC - Rap

19h15 - Trio de Cordas do CIS Vila Velha - Música Clássica

19h30 - Humorista Vitor Hugo (como Karlota Jereissate)

20h - Encerramento da programação.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.