Sistema Verdes mares

'Tô na Praça' leva ações ao bairro Aldeota

O evento do Sistema Verdes Mares, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, acontece sábado (22)

A Praça Luíza Távora é um dos principais logradouros da Aldeota, bastante frequentada, principalmente nos fins de tarde ( Foto: Helene Santos )
00:00 · 19.04.2017 / atualizado às 00:38

Um dos equipamentos públicos mais visitados do bairro Aldeota vai receber a 9ª edição do evento "Tô na Praça", no sábado (22). A Praça Luíza Távora é conhecida pelo funcionamento do Centro de Artesanato do Ceará (Ceart). Artesãos locais expõem peças de cerâmica, madeira, palhas e rendas no local. O espaço também abriga prédios do Governo do Estado, o Gabinete da Primeira-Dama, a Coordenadoria de Promoção do Trabalho e Renda, o Centro de Inclusão Tecnológica e Social, dois Núcleos de Capacitação para o Artesão, a Coordenadoria do Artesanato e Economia Solidária e a Gráfica Braille.

Realizado pelo Sistema Verdes Mares (SVM), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o evento acontece das 17h às 20h, trazendo uma programação artística e cultural para toda a família. O objetivo da iniciativa é motivar a interação, com atividades que proporcionam bem-estar, saúde e alegria para a comunidade do local e do entorno.

As calçadas da Praça têm frequentadores assíduos no início da manhã, por volta de 6h, e no fim da tarde às 17h. O local é utilizado pelos moradores da região para corridas, passeios ciclísticos e até ensaios fotográficos. A fotógrafa Juliana Paiva, 30, utiliza mensalmente o espaço para realizar ensaios fotográficos com crianças. "A arborização da Praça e o colorido dos prédios deixam as fotos com uma bela composição", ressalta. A mãe da pequena Sophia Ferreira, a dona de casa Nayara Ferreira, mora no Conjunto Esperança e ficou surpresa com o espaço indicado pela profissional para realizar as fotos de aniversário de um ano da filha. "Eu não conhecia aqui. Me surpreendi com o espaço. Lá no meu bairro temos o Polo de Lazer do Conjunto Esperança, mas não tem a mesma estrutura", lamenta.

Atividades

Quem for à Praça Luíza Távora no sábado vai encontrar atividades variadas como danças, ações educativas e culturais. A professora de dança Andréia Pires vai levar a zumba para os participantes. A profissional realiza atividades semanais em várias praças da cidade. "Eu acho importante atividades ao ar livre porque agrega todo mundo. Nem todo mundo gosta do ambiente de academia. Na praça é outro estimulo. Pessoas de terceira idade e jovens". Segundo ela, muitos não gostam do espaço fechado das academias, e os espaços públicos dão liberdade.

A cultura também vai estar presente por meio da capoeira. O professor Marcos Victor da Silva, graduado "Erê", vai levar alunos do Centro Comunitário da Comunidade das Quadras para o evento. Ele ressalta que encontros como esse são importantes para mostrar um pouco do que é feito nas comunidades.

O "Tô na Praça", no bairro Aldeota, será a 9ª edição, que abrangerá 40 praças da Capital até novembro deste ano, sempre aos sábados. O evento também tem como objetivo estimular o descarte consciente, por meio da ação "Tô na Praça, Mó Limpeza". A ação consiste na instalação de uma Estação de Coleta Seletiva na praça, durante o evento, com a presença do personagem "Bem Limpinho", que explicará a importância do descarte correto do lixo.

Para entreter ainda mais os participantes, é feita a escolha da mais carismática moradora através do concurso Garota da Praça. A cada sábado, a TV Diário está promovendo o concurso. No fim do ano, as eleitas de cada bairro participarão da grande final.

Mais informações

Confira matérias e galeria de fotos das edições passadas o site do Projeto: www.verdesmares.com.br/tonapraca

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.