obras

Teatro São José será reaberto em setembro

Estão sendo investidos R$ 6,2 milhões na reforma. O Teatro tem capacidade para 370 pessoas

O prédio histórico está sendo climatizado e passando por trabalho de restauração nos objetos de cena, palco, elementos decorativos e fachada ( Foto: José Leomar )
01:00 · 15.08.2018
Em junho de 2015, foi anunciado a reforma do equipamento. A expectativa era entregar as instalações em julho de 2016 ( Foto: Cid Barbosa )

O Teatro São José, espaço histórico de arte e cultura da Capital cearense, já tem data de inauguração após a reforma de três anos e de quase oito anos sem programação. No dia 19 de setembro, quando se comemora o Dia do Teatro, uma atração que ainda está sendo escolhida deverá abrir as atividades do equipamento. O prefeito Roberto Cláudio visitou as obras de restauração, na manhã de ontem, no Centro de Fortaleza.

Ao todo, estão sendo investidos R$ 6,2 milhões nos 1.446 m² de área construída. Com capacidade para 370 pessoas, ele será dotado de salões multiuso, cafeteria, área de convivência, camarins e prédio administrativo com banheiros e almoxarifado. O prédio histórico está sendo climatizado e passando por minucioso trabalho de restauração nos objetos de cena, palco, mezaninos, guarda-corpos e elementos decorativos e de fachada, como molduras, frisos e estátuas.

O Teatro São José alcança quase oito anos sem programação cultural. Em junho de 2015, foi anunciado a reforma do equipamento ainda na gestão do secretário de cultura Magela Lima. A expectativa era entregar as instalações em julho de 2016.

Construído em 1914 em estilo eclético, o Teatro São José surgiu como alternativa de lazer às pessoas menos favorecidas, que não tinham acesso facilitado ao luxuoso Theatro José de Alencar. O Teatro São José é um bem histórico, tombado pelo Município em 1988, pela Lei nº 6.318.

O Teatro pertence ao conjunto histórico do Centro de Fortaleza e de sua orla marítima vizinha, articulando-se com várias obras arquitetônicas de valor patrimonial tombadas nos níveis municipal, estadual e federal.

Segundo o chefe do Executivo municipal, os trabalhos estão em fase de acabamento da instalação de ar-condicionado, cadeiras, teto acústico e outros detalhes da obra. "Temos mais três semanas de obra. Basicamente, acabamento. Já estamos no palco do Teatro São José. São detalhes, além da área externa com bilheteria. A gente tem convicção que nesse tempo estará tudo pronto. Depois, iremos deixar aberto para visitação. Antes na inauguração, os movimentos culturais vão fazer visitas guiadas a essas obras. Em especial, com os setores que mais ocuparão como música, humor, teatro e dança para eles começarem a se adaptarem", afirmou o prefeito.

Intervenções

Atualmente, também estão sendo executadas as instalações do mezanino (camarotes em madeira) do Teatro, que recebem piso de madeira e guarda-corpo, além de acabamentos no prédio anexo e restauração da fachada do prédio histórico. Com mais de 75% de execução da reforma, já foram concluídas as instalações das estruturas metálicas da nova coberta, além de do reforço das estruturas do palco e construção de um novo prédio anexo ao equipamento.

Para manter o patrimônio arquitetônico do prédio, foram realizadas prospecções pictóricas nas janelas, portas, balaústres, piso, colunas e paredes em diferentes substratos, como explicou Manuela Nogueira, secretária da Infraestrutura. "Observamos cada elemento, sendo um processo mais lento e delicado, tanto de prospecção, de ver como era originalmente, como para realizar a execução do restauro de cada elemento", explicou Manuela.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.