EXPERTCOP E SIMPOL

Softwares auxiliam ações policiais

00:03 · 03.09.2007
Treinar e planejar ações policiais são as principais aplicações de softwares desenvolvidos por Vasco Furtado, professor de Informática da Universidade de Fortaleza (Unifor). Com pesquisas em Inteligência Artificial, com maior aplicação na área de Segurança Pública, ele destaca que, além do caráter social das suas pesquisas, os ventos da informática tendem naturalmente para produtos livres, não patenteados.

Assim surge o Expertcop, software que alia sistema de informação, mapas digitais de áreas urbanas e métodos estatísticos para fazer mapeamento criminal. ´O policial observa no mapa onde o crime ocorre e pode relacionar causa e efeito com as características de uma determinada região urbana, incluindo pontos comerciais e horários, por exemplo, com condições de estabelecer padrões de crimes´, explica.

O professor destaca que a ferramenta se destina ao processo de formação de policiais e já foi utilizada em treinamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em 2005.

Iniciou a pesquisa em 2001, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Depois continuou, com recursos da Motorola do Brasil, através da Lei de Informática. Paralelamente, iniciou a pesquisa do Smartbaseg, de identificação de padrões de crimes, com verba da Finep.

Hoje está desenvolvendo, em parceria com a empresa cearense Ivia, o Simulações Policiais (Simpol), projeto comercial, voltado ao mercado nacional e internacional, incluindo diversas variáveis para estabelecer sugestões de rota de patrulhamento.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.