atividades

Serviços à população no Dia Mundial da Saúde

Diferentes atividades acontecem de hoje até domingo na Praça do Ferreira, da Lagoinha e no Parque do Cocó

Para especialistas, a prática de exercícios físicos deve ser estimulada durante todo o ano, além da alimentação saudável; também é aconselhável a redução da quantidade de medicamentos consumidos desnecessariamente ( FOTO: ALEX PIMENTEL )
01:00 · 06.04.2018

Apesar de sempre necessária, a atenção aos cuidados com a saúde ganha um espaço de destaque na programação da Capital cearense nesta semana. O motivo será celebrado no sábado (7): o Dia Mundial da Saúde.

As atividades comemorativas terão início hoje (6). Em parceria com a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos (ACEDH), a Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará organizou uma manhã de atendimento ao público, de 8h às 12h, na Praça do Ferreira.

Com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), a comissão oferecerá exames gratuitos de diabetes e hipertensão que proporcionam o diagnóstico da doença. Também acontecem medições do índice de massa corporal (IMC), teste de glicemia, teste de hepatite B e C, entrega de material educativo, massoterapia e atendimentos jurídicos e nutricionais. Serão realizados trezentos exames de acordo com a ordem de chegada.

No próprio sábado (7), a Praça da Lagoinha, no Centro, receberá a ação comemorativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intitulada "Saúde universal: para todos, em todos os lugares". Profissionais oferecerão serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, orientações sobre a Saúde da Mulher e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), além de atividades educativas de combate ao Aedes aegypti, vetor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. A programação se estenderá de 8h até as 12h.

Também serão realizadas atividades físicas, com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e distribuição de mudas de plantas e hipoclorito, substância utilizada na purificação caseira da água para o consumo humano, que contribui diminuindo o impacto de doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias durante o período das chuvas.

Para encerrar a programação do evento "#SaúdeParaTodos", a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) também organizará ações, desta vez, no Parque do Cocó, também de 8h às 12h de domingo (8). Lá, acontecerão aulas de zumba, de alongamento, orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, medição do IMC, entre outras atividades.

Neste ano, as Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) realizarão programação alusiva à data em pelo menos 27 municípios cearenses. A maior parte das atividades no Interior do Estado será realizada durante esta sexta-feira (6).

Celebrada desde 1950, a data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, assim como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população. A hipertensão, a obesidade e o diabetes são as doenças cuja prevenção deve ter destaque especial no Dia Mundial da Saúde, de acordo com o médico e nutrólogo André Ramalho.

Atenção

"Quando você pensa na saúde, deve pensar primeiro na qualidade de vida, pois a melhora do estilo de vida é crucial para a prevenção dessas doenças", explica. Para ele, a alimentação é um dos fatores que mais exigem atenção. "Se a pessoa se alimenta bem, terá menos chances de sofrer com inflamações, menos sobrepreso. Principalmente quando os carboidratos e conservantes são reduzidos da dieta", detalha o nutrólogo.

Para incentivar a atenção à saúde ao longo de todo o ano, e não apenas durante a data comemorativa, André Ramalho sugere o lançamento de campanhas que estimulem a prática de exercícios físicos, da alimentação saudável, e que aconselhassem para a redução da quantidade de medicamentos consumidos desnecessariamente, que podem provocar patologias.

"Eu costumo dizer que a longevidade tem 5 pilares: a modulação hormonal, a alimentação saudável, horas de sono adequadas, prática regular de atividades físicas e fortalecimento emocional", revela.

Atividades

Dia 6 - OAB Ceará e ACEDH

Atendimentos ao público com exames gratuitos de Diabetes e Hipertensão, que diagnosticam a doença. A programação ainda inclui medição do índice de massa corporal (IMC), massoterapia, palestra e atendimentos jurídicos e nutricional.

Local: Praça do Ferreira - Centro

Horário: 8h às 12h.

Dia 7

Secretaria Municipal de Saúde Serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, orientações sobre a Saúde da Mulher e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), além atividades educativas de combate ao Aedes aegypti, vetor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya).

Local: Praça da Lagoinha - Centro

Horário: 8h às 12h

Dia 8

Secretaria da Saúde do governo do estado

Aula de zumba, alongamento, orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e outras atividades.

Local: Parque do Cocó - Cocó

Horário: 8h às 12h

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.