Preservação

Semana do Meio Ambiente é aberta na Lagoa do Papicu

01:00 · 02.06.2018
Image-0-Artigo-2408426-1
A abertura aconteceu na manhã dessa sexta-feira (1), na Lagoa do Papicu, com o lançamento da campanha "Economize água; sua atitude faz toda a diferença"

Pela 6ª vez, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) promove uma semana inteira de programação voltada para a questão da preservação e cuidado do meio ambiente. Com o tema "Por uma Fortaleza compartilhada e limpa", a abertura da Semana do Meio Ambiente 2018 aconteceu na manhã dessa sexta-feira (1), na Lagoa do Papicu, com o lançamento da campanha "Economize água; sua atitude faz toda a diferença", que busca sensibilizar a sociedade para o consumo consciente do recurso natural.

Parte da programação, na próxima terça-feira (5), haverá a também a entrega da Minuta do Projeto Orla de Fortaleza, que traça diretrizes de ocupação, desenvolvimento e ordenamento da orla da Capital.

A campanha "Economize água" acontece com apoio do Shopping RioMar, através do Instituto JCPM. Segundo o superintendente do shopping, Gian Franco, a causa ambiental sempre foi uma bandeira defendida pelo grupo: "Essa questão ambiental vai muito além dessa ação que estamos fazendo hoje (1), ela é uma premissa do grupo JCPM, através do instituto JCPM, que busca fomentar a conscientização das pessoas que moram no entorno do empreendimento sobre a importância da preservação ambiental olhando bastante para o futuro das pessoas. Então temos que fazer a nossa parte hoje para termos um futuro com um ambiente saudável", comentou.

Os jovens Ronald Ferreira (18), José Eliézio (21), Steffany Ferreira (18), Leandro Rodrigues (21) e Anderson Silva (19) foram todos formados nos cursos do Instituto JCPM e participaram da ação de limpeza da Lagoa do Papicu. Os cinco, porém, acreditam que o envolvimento com as causas ambientais deve se estender para o dia a dia, já que afetam diretamente a cada um de nós: "É importante uma mobilização como essa para promover a união entre as pessoas, a conscientização. Um lugar limpo faz toda a diferença e é onde a gente mora, então a gente tem que preservar", diz José Eliézio.

Além da campanha, a Semana do Meio Ambiente tratará de outros temas pertinentes à malha ecológica de Fortaleza. Com doação de mudas, palestras sobre gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade e blitz educativa, a semana tem programação até o dia 12 de junho.

Orla

Na próxima terça-feira (5), quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente, será entregue a Minuta do Projeto Orla de Fortaleza, o destaque da programação da Semana do Meio Ambiente. Segundo a coordenadora de políticas ambientais da Seuma, Edilene Oliveira, o novo projeto buscou ouvir das próprias comunidades suas propostas, já que dele são traçadas as diretrizes de ocupação, desenvolvimento e ordenamento da orla. "O projeto orla foi construído desde o ano passado com instituições técnicas, com universidades, mas também com a comunidade. Nós estivemos desde o Mangue do Vila Velha até a Barra do Rio Pacoti discutindo com a população, e em todas essas oficinas nós recebemos contribuições da população e as que vieram foram muito pertinentes, pois eles vivendo lá". O projeto, que data anteriormente de 2006, sofreu uma revisão pela Seuma e será agora reapresentado no Centro Cultural Belchior no dia 5 de junho.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.