Seduc realiza Exame Supletivo - Cidade - Diário do Nordeste

EDUCAÇÃO

Seduc realiza Exame Supletivo

15.12.2008

A meta é permitir que jovens e adultos concluam os estudos. Provas foram aplicadas em presídios e centros educacionais

Mais de 13 mil candidatos de todo o Ceará participaram, no último fim de semana, dos Exames Supletivos para o Ensino Fundamental e Médio. Em Fortaleza, as provas ocorreram em quatro escolas da rede estadual, entre elas o Liceu do Ceará. A operadora de telemarketing Vânia Santos, de 45 anos, foi uma das candidatas que fez prova ali com o objetivo de terminar o Ensino Médio.

Dentre as motivações dela, está a busca por melhor qualificação para o mercado de trabalho. ‘‘É uma coisa que eu sempre quis fazer, até para poder pensar em outras possibilidades de trabalho. Na hora de procurar emprego, quase sempre é exigido o Ensino Médio, o que me limita muito. Não quis perder a chance desta vez’’.

De acordo com Aurineide Silva, técnica da equipe da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação Básica do Estado (Seduc), a necessidade de melhorar a renda familiar é um dos principais fatores que levam essas pessoas a não concluírem os estudos na idade certa. E o trabalho também foi a principal justificativa para as faltas dos candidatos. ‘‘Costumamos aplicar as provas em outubro. Mas este ano tivemos que adiar para dezembro. Como nesse período os trabalhadores são mais exigidos, principalmente por conta do comércio natalino, houve muitas faltas’’.

Ampliação

Além das escolas estaduais, a prova também foi aplicada em presídios e centros educacionais na sexta e sábado passados, a fim de incluir e dar oportunidade aos presidiários e jovens em conflito com a lei. ‘‘Nosso objetivo é fazer com que o maior número possível de pessoas possa concluir os estudos. Por isso, o Estado garantiu também a gratuidade das provas’’, ressalta a técnica.


Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999