Ensino médio

Seduc lança Pacto de Fortalecimento

00:00 · 29.03.2014

O Governo do Estado e a Secretaria de Educação (Seduc) lançaram, ontem, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que visa promover a valorização profissional por meio da formação de educadores, rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Médio (DCNEM) e consolidar a escola como espaço privilegiado dos processos de formação continuada. 

“Essa é uma forte capacitação do Governo que também assume a responsabilidade de atingir as metas nacionais instituídas pelo INEP”, afirma a secretária de educação Izolda Cela. Com o Pacto, os professores e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino médio participarão de aulas presenciais, com carga horária de 3 horas por semana, nas escolas onde trabalham.

A primeira ação desse processo teve início na mesma data do lançamento, reunindo os formadores regionais, Instituições de Ensino Superior e Seduc, com o objetivo de levar os novos conhecimentos aos orientadores de estudos que atuarão diretamente nas escolas.

Desafio

De acordo com o pró-reitor de ensino e educação da Universidade Federal do Ceará, Luiz da Silva de Almeida, será um esforço muito grande para alcançar as metas, mas é necessário. “A educação é um celeiro que precisa ser cultivado, semeado e cuidado constantemente. O Pacto é necessário como política de Estado, já que cerca de 97% dos estudantes estão nas redes estaduais de ensino”.

“O que a gente quer é ter uma autonomia de desenvolvimento e formação e professores. Além disso, investir na educação é uma forma diminuir as diferenças e acabar com as mazelas, dando apoio à educação básica. A gente precisa ver o que a juventude do Ceará está fazendo”, enfatiza o pró-reitor, tendo em vista que o Ensino Médio é a etapa que mais possui dificuldades em manter o jovem na escola.

Ao todo, serão beneficiados 18 mil profissionais da rede estadual cearense. O Pacto é uma proposta do Ministério da Educação (MEC) e conta com a parceria das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos profissionais dessa etapa escolar.

O primeiro encontro de professores, coordenadores e os demais órgãos aconteceu na Escola de Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar, e contou também com a presença da coordenadora geral do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica/MEC, Sandra Garcia. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.