Estrutura

São João de Fortaleza prevê público de 40 mil pessoas por noite

A maior e mais segura festa junina de capital do País vai de 14 a 17 de junho no Aterro da Praia de Iracema

01:00 · 07.06.2018 / atualizado às 09:20
foto
A estrutura para os shows e atrações já está sendo erguida no Aterro da Praia de Iracema e deve ficar pronta nos próximos dias ( FOTO: NATINHO RODRIGUES )

Os órgãos públicos que farão parte do São João de Fortaleza 2018 apresentaram seus planos operacionais para o evento, nesta quarta-feira (6), no Sistema Verdes Mares. Mais de 40 mil pessoas estão sendo esperadas por noite para a maior e mais segura festa junina de capital do País, que vai de 14 a 17 de junho em uma estrutura de grande porte no Aterro da Praia de Iracema.

Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal, Juizado da Infância e Juventude, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Regional II apresentaram seu planejamento para a festa, no que tange a controle, segurança e mobilidade na Capital nos dias do evento.

A Divisão de Planejamento e Operações Policiais da Polícia Civil do Estado do Ceará estará presente garantindo a segurança dos cidadãos e turistas, sobretudo crianças e adolescentes. O controle de roubos e furtos a pessoas e veículos, do uso de armas e do tráfico de drogas no local será assegurado por um stand operacional do órgão, que funcionará de 17h às 2h, durante os quatro dias de evento, com 34 policiais e sete viaturas.

O Corpo de Bombeiros, por meio da Coordenação de Operações, fiscalizará os sistemas de segurança contra incêndio e pânico, prevenindo acidentes no local. Três viaturas utilizadas para combater incêndios e realizar salvamentos estarão disponíveis com uma capacidade de 6 mil litros de água. Quatro guaritas, com dois homens cada, também compõem a operação do órgão.

Policiamento

Coibir a criminalidade na área do evento, reprimindo possíveis delitos e aumentando a sensação de segurança de quem estiver na festa é o objetivo da Polícia Militar. Por dia, serão 133 agentes, sendo três oficiais e 130 praças. Nos quatro dias, 532 policiais comporão os festejos, bem como 28 viaturas, 48 motocicletas e 32 cavalos.

Policiais militares auxiliarão os seguranças particulares na entrada do local. A averiguação será ostensiva, não sendo permitido adentrar o evento com bebida ou comida. Trincas de agentes também serão distribuídos em locais específicos, como o Espigão da Praia de Iracema e ruas do entorno onde estarão 188 vendedores ambulantes, sendo 100 móveis e 88 barracas fixas.

A AMC marcará presença, durante todos os dias, a partir das 6h no controle de tráfego da região. O bloqueio nas vias próximas ao Aterro está previsto para ter início às 13h. A principal interdição ocorre na Rua Historiador Raimundo Girão entre a Rui Barbosa e Idelfonso Albano.

Serão 58 agentes de trânsito e operadores de tráfego, 12 motocicletas e oito viaturas. As orientações da AMC incluem respeitar a sinalização, calçadas e garagens, evitar misturar direção com bebida alcoólica e priorizar o uso do transporte coletivo.

arte
A Etufor atuará com o objetivo de garantir transporte seguro e de qualidade à população nos dias do evento. As ações são planejar rotas alternativas, programas desvios e horários alternativos, comunicar empresas operadoras e sociedade sobre alterações. Serão distribuídos 95 ônibus reservas a partir das 16h, com encerramento às 6h (podendo estas linhas serem usadas como "corujões" nos terminais de integração). No total, 20 linhas de ônibus em Fortaleza passam pelo local. As linhas serão monitoradas pelo Centro Operacional Integrado (COI) da Etufor.

A saúde da população que for ao evento estará preservada pelo Samu, que atenderá de 18h às 4h. A estrutura é composta por dois Postos Médicos Avançados (PMAs) de, em média, 100m² cada, inspirados na metodologia das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com classificações de risco.

Serão 14 profissionais do Samu sendo um coordenador operacional, um médico, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, três condutores de veículos, um auxiliar de serviços gerais e três especialistas em logística de apoio.

Programação

Os milhares de foliões terão a sua disponibilidade arena show, quadrilhas juninas, roda-gigante e espaço com comidas típicas. O palco principal do São João de Fortaleza vai receber, nos quatro dias de festa, 21 atrações, como grandes nomes nacionais e regionais do Forró e Sertanejo. Outra grande atração do evento é a roda-gigante, que oferecerá uma visão panorâmica e momentos de diversão.

Com R$10, o participante brinca na roda e adquire um gif card com diversos gêneros musicais do Projeto Musicoterapia, campanha solidária desenvolvida pela Bolero Comunicação e que tem o apoio do Sistema Verdes Mares. A renda será revertida à instituição filantrópica Desafio Jovem, que atua no tratamento de dependentes químicos.

Áreas especiais

Uma visão exclusiva e estruturada da festa será possível para o público por meio de duas áreas especiais no maior São João de capital do Brasil. O camarote do Austin e o Frontstage da Rádio FM 93 estarão com acesso à frente do palco, com uma área própria composta por food park, bares e banheiros privativos.

O Camarote do Austin terá ainda setores premium, lounges de descanso e barbearia, bem como salões "matutos". Vans farão percurso saindo do Hotel Oásis Atlântico até a entrada do Austin. Ingressos para os dois espaços podem ser obtidos no Shopping RioMar Fortaleza e no site ingresse.com.br.

Saiba mais

Programação

Quinta-feira (14) - 18 à 0h

A abertura do evento fica a cargo de Binha Cardoso, Felipão, Solange Almeida e a dupla Simone e Simaria

Sexta-feira (15) - 18h à 0h

Com a animação de Igor Guerra, Iohannes, Lagosta Bronzeada, Dorgival Dantas e Leonardo

Sábado (16) - de 18h às 0h

 Guilherme Leicam e Guto Ribeiro, que dividirão o palco, Noda de Caju, Rainhas da Farra, Cristal Quebrado e Wesley Safadão

Domingo (17) - de 17h à 0h

Italo e Renno, Junior Vianna, Eric Land e Marcinho, Samyra Show e os consagrados Zezé di Camargo e Luciano

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.