Linguagens

Redação é destaque no 5º fascículo do Diário no Enem

01:00 · 27.08.2018

O quinto fascículo da série Diário do Nordeste no Enem, publicado hoje (27), trata assuntos da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da Redação, uma das que mais influenciam o resultado do candidato que prestará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é uma das poucas cuja nota máxima chega a mil pontos.

Ainda que poucos tenham conseguido essa pontuação no último exame - exatamente 53 vestibulandos -, isso não significa que, com boa orientação, conhecimento e prática, não se obtenha um excelente resultado. O fascículo vem, portanto, para auxiliar os estudantes a obter este resultado. Neste fascículo será demonstrado como desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, fornecendo variadas estratégias para o bom desenvolvimento do assunto apresentado.

Os temas de redação têm sido elaborados para que haja análise e argumentação sobre um assunto de ordem política, social ou cultural, muitas vezes considerando-se a ética, a cidadania, a diversidade cultural, a preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos.

Assim, o exame busca avaliar se o candidato a uma das inúmeras vagas do ensino superior é capaz de posicionar-se criticamente diante de um assunto proposto, defender coerentemente esse ponto de vista e apresentar intervenções viáveis para resolver ou amenizar problemas relacionados ao tema da prova.

Conteúdo

O Diário do Nordeste no Enem é uma realização do Diário do Nordeste com conteúdo do Colégio Ari de Sá Cavalcante e está sendo publicado todas as segundas e quartas-feiras, até o dia oito de outubro próximo

O projeto é constituído de 17 fascículos, quatro para cada área específica e um de revisão do conteúdo geral, que abordam as cinco áreas do conhecimento cobradas pelo Exame Nacional.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.