No Parque

Projeto Pôr do Sol realiza 1ª edição no Lago Jacarey

Evento contou com a presença da banda Integração da Guarda Municipal de Fortaleza e distribuição de mudas

01:00 · 02.06.2018
foto
A ação da Prefeitura contribuiu para aumento na circulação de pessoas na Praça e deve acontecer a cada 15 dias em locais diferente ( Foto: Reinaldo Jorge )

Com a proposta de convidar a população a ocupar os parques da cidade, a 1ª edição do Projeto Pôr do Sol no Parque, realizada pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), aconteceu na tarde dessa sexta-feira (1º) no Parque Lago Jacarey, localizado no bairro Cidade dos Funcionários. A ação deve acontecer pelo menos duas vezes ao mês, em diferentes parques da capital.

De acordo com o superintendente da UrbFor, Régis Tavares, a ideia é qualificar a ocupação dos espaços públicos da cidade, em especial dos parques, que são administrados pela UrbFor. O local foi o mais recente assumido pela administração e por isso foi escolhido para o início do projeto. "Estamos presentes fisicamente aqui com administrador, servidores que fazem toda a manutenção, monitoramento e acompanhamento da gestão do parque. Nossa intenção é mostrar para a população nossa presença", explica Régis.

Na ocasião, houve a apresentação musical da banda Integração da Guarda Municipal de Fortaleza, aulão de ginástica promovido pela Coordenadoria Especial de Idosos, uma ação de conscientização sobre as arboviroses, além de doações de mudas. Paula Onofre, doceira que trabalha nos arredores do Lago Jacarey, disse ter amado a intervenção, principalmente a distribuição das plantas.

"Eu espero que tenha mais vezes porque gosto muito de planta. Comecei em casa com uma pimenteira, já comprei roseira e agora tô levando essas aqui. Ter um pouquinho de verde em casa é muito bom", conta a doceira, que levou duas espécies.

Edições

Os 23 parques públicos regulamentados em Fortaleza devem receber o projeto, de acordo com o superintendente da UrbFor. A ideia é que o evento aconteça a cada 15 dias. A 2ª edição já tem data marcada: 15 de junho, no Parque das Crianças, com as mesmas atrações de sexta-feira e outra, a ser confirmada.

Os espaços também já confirmados são o Parque Parreão, no Bairro de Fátima (13/7), e o Parque Lagoa do Opaia, no Vila União (27/7). A intervenção acontecerá sempre às sextas, de 15h30 às 17h30.

Para Regis, o projeto é uma chance de mostrar à população o seu poder de demandar serviços à UrbFor. "Nós somos um órgão de execução de políticas ambientais, somos responsáveis por todo o verde de Fortaleza, a manutenção das lagoas e toda a fauna. Então a ideia é que recebamos da população anseios e demandas com relação à manutenção desses espaços, estabelecendo um diálogo, trazendo a população para perto", afirma o superintendente. Segundo ele, em um futuro próximo, os projetos devem ser administrados também pelas pessoas que ocupam os parques, com o mesmo cuidado.

Comércio

Francisco José, proprietário de uma das barraquinhas de comércio do Lago Jacarey, revela que toda a atividade que venha agrupar mais pessoas na praça é algo bom. "As sextas-feiras estão fracas, o nosso espaço não tem mais onde o cliente estacionar e isso tem dificultado a frequência. Além disso, antes éramos 40 barracas, hoje somos 70. Então tudo que aumente a movimentação é bem-vindo", afirma o comerciante, satisfeito com a ação.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.