Pré-Carnaval infantil agita os domingos - Cidade - Diário do Nordeste

Na Capital

Pré-Carnaval infantil agita os domingos

10.02.2014

Image-2-Artigo-1542226-1
A 2ª edição do Pré-Carnaval da Casa José de Alencar reuniu 500 pessoas, que entoaram grandes sucessos da música infantil dos anos 90 Foto: Fabiane de Paula As crianças aproveitaram o momento para se fantasiar e brincar nos embalos das marchinhas
Foto: Fabiane de Paula

A tradição de brincar Carnaval em família se renova durante os domingos de Fortaleza. Na melodia das marchinhas, mas com letras de cantigas de roda, alguns espaços na cidade estão se dedicando prioritariamente à festa para as crianças.

É o caso da Praça dos Mártires (Passeio Público). Usando cartolas grandes e coloridas, a banda Só Alegria comanda a folia carnavalesca a partir das 9h e segue até as 11h. À frente do palco, uma profusão de crianças fantasiadas, serpentinas ao chão e confetes ao vento. Nos rostos, além do sorriso contagiado pela brincadeira, tintas coloridas compunham desenhos, resultado da Oficina de Pintura Facial para o Carnaval. Maria Beatriz, de três anos, tinha uma borboleta na bochecha. "Foi ela quem escolheu", garante o pai, o gestor hospitalar Carlos Veras. Apesar de frequentarem o Passeio Público há dois anos, participando de atividades como teatrinho ou contação de histórias, era a primeira vez da pequena no Carnaval. Tímida, ainda não tinha feito muitas amizades, estava aos poucos conhecendo outros de sua idade - auxiliada, principalmente, pela batida das canções, que animava todos os presentes, inclusive os adultos. "Acho que isso desperta a parte lúdica dela", acredita o pai.

Já Manuela, de um ano e quatro meses, era "veterana" na festa do Passeio. Acompanhada dos avós, a pequena fantasiada de Minnie Mouse brigava para sair do colo e correr pelo espaço aberto. "Aqui tem muita sombra, contato com a natureza, o convívio com outras crianças", enumera o avô, Péricles Augusto, técnico em prótese dentária.

Fantasiados também estavam os irmãos Guilherme, de um ano e meio, e Murilo, de cinco anos. O mais novo era o Homem- Aranha, enquanto o mais velho incorporou o Capitão América. Carlos Pacheco, representante comercial e pai dos meninos, acredita que o Pré-Carnaval no Passeio é uma oportunidade segura para os filhos fazerem amizades. "São poucos espaços em Fortaleza para a convivência com outras crianças", aponta. A festa acontece aos domingos de fevereiro e também nos quatro dias de Carnaval.

Já na Casa José de Alencar, a folia alcança mais pessoas. De acordo com a organizadora da 2ª edição do Pré-Carnaval Infantil promovido pelo Clube da Sivozinha, Keynne Sampaio, a média é de 500 pessoas. "A proposta é vivenciar eventos em família", define. O que é bastante seguido por quem comparece à folia: tem gente que leva até o cachorro para participar da festa.

Próximo ao batuque da banda Turma do Alecrim, que entoava grandes sucessos da música infantil dos anos 90, encontrava-se a família da tradutora Beatriz Figueiredo. Com os filhos Vicente, de três anos, e Isabel, de um, ela comemorava ter encontrado um espaço voltado só para o público infantil. "É um espaço seguro, sem circulação de carro", acrescenta.

Para a técnica em enfermagem Larissa Lima, mãe de Lara, de dois anos, e a pequena adormecida em seus braços Giúlia, de dois meses, o espaço afastado e aberto da Casa José de Alencar foram atrativos. Por ser tão nova, a caçula ainda não pôde tomar todas as vacinas, o que preocupava a mãe quando pensava em levar a filha a outros Carnavais em clubes fechados. A experiência do domingo deu certo e ela garante que vai voltar. "É um ambiente muito bom para as crianças", acredita. Fora a música, os pequenos ainda podem se deliciar nos quiosques de guloseimas e no espaço para maquiagem infantil.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999