Peça teatral alerta contra o perigo do Aedes aegypti - Cidade - Diario do Nordeste

CEFET

Peça teatral alerta contra o perigo do Aedes aegypti

10.06.2006

Um casal de mosquitos Aedes Aegypti se conhece e espalha ovos por todo o palco. Prevendo o perigo de nascerem mais mosquitos transmissores da dengue, Zé Panela começa a conscientizar os amigos dona Caixa C´água, seu Garrafa e dona Bacia sobre como prevenir a proliferação desta espécie, com a ajuda do agente Pneu e de Camburãozinha.

Os personagens fazem parte da peça de teatro “Zé Panela e o Mosquito da Dengue”. De caráter educativo, a apresentação foi elaborada para o público escolar e vem sendo encenada desde março em escolas particulares pelo Grupo de Teatro Cena Educativa, pelo valor simbólico de R$ 1,00 por aluno.

Formado por estudantes do segundo semestre do curso superior em Artes Cênicas do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), agora o grupo pretende levar a peça para as escolas públicas.

“Para isso, gostaríamos de contar com a colaboração dos governos municipal e estadual, através das secretarias de Educação e Saúde, para facilitar o acesso das escolas ao grupo e ao conteúdo da peça. Sabemos que 72% do território cearense têm presença do mosquito e estamos percebendo que os alunos precisam receber mais informações a respeito”, diz o diretor e autor da peça Victor Lessa.

Segundo ele, desde março mais de 3 mil pessoas já assistiram a encenação. A peça participou das ações do Circo Cultura em Movimento, no Parque Santa Maria, pelo Projeto Secult Itinerante nos Bairros e já ganhou prêmios de melhor texto, atriz e espetáculo no Festival de Teatro de Messejana, além de ser agraciada em concurso promovido pela Cáritas do Brasil pelo texto em formato de revista em quadrinho.

A atriz Steffanny Bezerra explica que a peça tem um texto leve e de fácil compreensão, sendo interativa. “A gente pergunta: quem gosta do mosquito da dengue? E tem gente que diz gostar! Aí a gente explica quem ele é, como reconhecê-lo, como prevenir sua proliferação. É interessante”.

SERVIÇO: Mais informações pelos telefones 8708.1762 ou 3214.0708.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999