Férias

Parques estaduais no CE unem lazer e natureza

Atividades em família são propostas nos municípios de Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Crato

01:00 · 03.01.2018 / atualizado às 02:05

Para quem ainda não decidiu como aproveitar as férias nesse início de ano, os parques estaduais do Ceará oferecem programações para todos os dias da semana, e representam boa oportunidade de lazer em família.

Como salienta Paulo Lira, gestor do Parque Estadual do Cocó, Fortaleza possui outros motivos para ser lembrada, além de seu já famoso litoral. "Antes de 2015, o parque se resumia, basicamente, a passeios de trilha. Hoje ele tem algumas âncoras. Aos sábados, domingos e feriados, nós temos o arvorismo, que são aqueles equipamentos de atividades físicas na copa das árvores. É a grande atração para esse público adolescente e jovem, de 12 a 30 anos de idade", explica.

Além do arvorismo, o Parque Estadual do Cocó ainda conta com quadras poliesportivas e o projeto Viva o Parque, que reúne atividades artísticas, culturais e de lazer. "Hoje, o objetivo é trazer mais famílias ao espaço e fazer com que o fortalezense conheça mais o local", afirma Paulo Lira.

Teatro de bonecos

A partir do dia 7, o projeto Viva o Parque retoma suas atividades. Aos domingos, de 7h às 12h, serão propostas ao público as seguintes atividades: aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, jogos coletivos, apresentações culturais, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais de pipa, elástico e ciranda e passeios nas trilhas. Também é possível agendar passeios de barco pelo Rio Cocó através do telefone 3234-3574.

O arvorismo, que acontece ainda aos sábados e feriados, oferece 10 estações de ecoaventura, de 8h às 12h e de 14h às 17h.

No Parque Botânico do Ceará, os domingos também são movimentados pelo projeto Viva o Parque Botânico, também de 7h às 12h. Além dos 6 quilômetros de trilhas, o público pode desfrutar do meliponário, orquidário, museu, xiloteca, espelho d'água, horto medicinal e banco de germoplasma, e viveiro de mudas. É possível agendar visitas através do telefone 3368-9452.

A Floresta do Curió, no bairro Lagoa Redonda, propõe atividades como ecoturismo, trilhas ecológicas, caminhadas e contemplação de exemplares de fauna e flora preservada.

No Parque Ecológico do Pecém, as visitas são controladas e exigem agendamento pelo site da Secretaria do Meio Ambiente em www.sema.ce.gov.br, de segunda a sexta, de 8h às 17h. São oferecidas palestras educativas e disponibilizadas quatro trilhas ecológicas, além do espetáculo das dunas móveis e a visão privilegiada do porto.

Já o principal atrativo do Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, é o Circuito das Árvores, caminhada que começa na entrada do parque e passa pelo Jardim das Espinhosas, chegando à Sementeria, local onde o público pode conhecer espécies da flora local e identificar sementes da vegetação nativa.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.