estacionamento rotativo

Zona Azul Digital começa a funcionar em Fortaleza

Sete aplicativos estão disponíveis para compra do Cartão Azul Digital; cartões em papel continuam a valer até dezembro

10:30 · 16.08.2018 / atualizado às 14:53
mapa_Zona Azul_
aaaa
Zona Azul Digital começa a funcionar em Fortaleza
Os usuários também podem adquirir o Cartão Azul Digital nos pontos de venda credenciados ( Foto: JL Rosa )

No intuito de garantir maior rotatividade nos espaços públicos, otimizando o acesso às vagas de Zona Azul, a Prefeitura de Fortaleza está modernizando o sistema de estacionamento rotativo com nova tecnologia que vai permitir mais segurança e comodidade aos usuários do serviço. 

Além dos cartões de papel já usuais, cujo prazo de validade deve durar até o final deste ano, a novidade é que os condutores poderão usufruir do serviço por meio de sete aplicativos que vão operacionalizar a chamada Zona Azul Digital. A partir de hoje a ferramenta está disponível na App Store e na Google Play. 

Segundo o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima, sete empresas devidamente credenciada estão aptas para realizar a distribuição do Cartão Azul Digital (CAD). “A opção eletrônica é mais fácil para os cidadãos porque possibilita um acesso seguro, evita fraudes e preços exorbitantes. Além disso, uma das principais vantagens é que os investimentos serão utilizados em prol dos modos de transporte sustentáveis já que todo o recurso será revertido para a expansão da infraestrutura cicloviária", defende. 

O procedimento é rápido, cabendo ao usuário realizar um cadastro inicial em que deve informar os dados pessoais e a placa do veículo. Após ser cadastrado, o condutor precisa adquirir o Cartão Azul Digital (CAD), que pode ser pago por meio de cartões de crédito, débito ou boleto (a depender do aplicativo escolhido). Em seguida é necessário apenas ativá-Io e já vai receber um comprovante confirmando que o processo deu certo. 

Um lembrete importante: diferente do que é feito atualmente, não será necessário imprimir o comprovante nem colocá-Io no painel do veículo. A medida que o período for se esgotando o tempo poderá ser renovado à distância, pois um alerta avisará quando estiver expirando. 

Quem não possui smartphone ou tenha dificuldade no acesso à internet tem a opção de comprar o Cartão Azul Digital (CAD) nos Pontos de Venda Credenciados (PDVS) devidamente padronizados que estarão conectados à rede. O agente de trânsito vai dispor de um sistema que informará se o veiculo pagou pela hora.

Fortaleza dispõe, atualmente, de cerca de três mil vagas de Zona Azul distribuídas pelos bairros Centro (incluindo a Av. Monsenhor Tabosa), Aldeota, Meireles (incluindo a Av. Beira-Mar), Dionísio Torres e Montese. Além de renovar as vagas nestas localidades já contempladas, 19 novas áreas da cidade passarão a contar com estacionamento rotativo. São elas: Benfica, Cidade dos Funcionários, Cocó, Edson Queiroz, Farias Brito, Fátima, Jóquei Clube, Messejana, Papicu, Parangaba, Parque Manibura, Parquelândia, Praia de Iracema, Praia do Futuro, Presidente Kennedy, Rodolfo Teófilo, São Gerardo, Sapiranga e Varjota. Ao final do processo serão 24 regiões da cidade com Zona Azul. Entretanto, não existe prazo para ampliação dessas vagas. 

Situação da Zona Azul:

mapa_Zona Azul_

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.