atendimento

VetMóvel leva ações ao Jangurussu na semana de combate à leishmaniose

Ações programadas para 2018 têm o objetivo de conscientizar a população de Fortaleza no combate ao abandono de animais

16:08 · 26.08.2018 / atualizado às 16:26
vetmovel
As atividades gratuitas de consulta, vacinação e exames são disponibilizadas a animais de tutores do público em geral ( Foto: Divulgação/SCSP )

A Prefeitura de Fortaleza levará o atendimento do Vetmóvel, a partir desta segunda-feira (27), ao Cuca Jangurussu, em apoio à semana de sensibilização para cuidados contra a Leishmaniose, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Serão realizadas ações educativas de combate ao Calazar e também exames para diagnóstico desta, e de outras doenças. Os serviços vão até a próxima sexta-feira (31), sempre de 08h às 12h e de 13h às 17h.

As atividades gratuitas de consulta, vacinação e exames são disponibilizadas a animais de tutores do público em geral. As castrações, por sua vez, são destinadas exclusivamente aos animais de tutores de baixa renda e oriundos de ONGs e protetores independentes, sendo obrigatória a comprovação dos tutores.

Para castrações, é necessário agendar pelo número (85) 3272-3356 ou presencialmente na Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), na Av. Pontes Vieira, 2391.

O serviço

O VetMóvel faz parte do plano de ações programadas para 2018 com o objetivo de conscientizar a população no combate contra os maus tratos, cuidados a animais. O projeto é gerido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

A leishmaniose

Transmitida pela picada do mosquito flebótomo, também conhecido como mosquito da palha, a leishmaniose pode ser transmitida a cães e humanos. Os sintomas são descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.