Segurança

Veja como se prevenir de riscos com a energia elétrica durante a Copa do Mundo

Montagem indevida de aparelhos para assistir aos jogos da Copa podem ocasionar descargas elétricas

17:31 · 07.06.2018
Copa do Mundo
Segundo o especialista em Eficiência Energética da Enel no Ceará, a fiação elétrica da rua jamais deve ser usada como sustentação. (Foto: Helene Santos)

Para os empolgados com um dos maiores eventos esportivos do ano, é fácil distrair-se em meio à torcida. É preciso ter atenção, porém, ao montar decorações para a Copa do Mundo ou organizar eventos para assistir aos jogos. Bandeiras e fitas podem oferecer riscos se colocadas de maneira incorreta e, caso entrem em contato com a rede elétrica, podem ocasionar um curto circuito e interromper o fornecimento de energia elétrica. Em casos mais graves, é possível que ocorram choques elétricos, com o risco de ferir gravemente ou matar uma pessoa.  

"O ideal é escolher bandeirinhas plásticas ou de papel e usar sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. A amarração das bandeirinhas deve ser feita de poste a poste, com distância mínima de um metro abaixo da rede elétrica", destaca Marcony Melo, especialista em Eficiência Energética da Enel no Ceará. Ele acrescenta, ainda, que a fiação elétrica da rua jamais deve ser usada como sustentação. 

Quem decidir organizar festas ou reuniões para assistir às partidas e quiser levar energia ao evento, é aconselhado contratar profissionais qualificados para fazerem as instalações elétricas do local, no caso de festas realizadas em vias públicas, como rua e praça. É preciso fazer um levantamento de carga e solicitar uma ligação provisória junto à Enel, através do telefone 0800.285.0196. É fundamental evitar emendas e isolamentos mal feitos em fios soltos no chão, principalmente em áreas molhadas. "Ligações clandestinas, além de sobrecarregarem a rede e causarem acidentes, são consideradas crime. Muito cuidado também com a movimentação de escadas, andaimes, canos, antena de televisão, caçambas, veículos de grande porte, paredões de som ou qualquer objeto que possa tocar acidentalmente a rede elétrica", diz Marcony Melo. 

No momento de comemorar o gol, é comum soltar fogos de artifício ou rojões na rua. Quando isso é feito próximo ao sistema elétrico, prejuízos como danos diretos à rede, falta de energia e até incêndios podem ser ocasionados.  Por esse motivo, recomenda-se fazê-lo longe da rede elétrica. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.