SAÚDE

UPA Yolanda Queiroz começa a funcionar no bairro Edson Queiroz

Com a inauguração da nova Unidade de Pronto Atendimento, Fortaleza passou a ter 12 UPAs, sendo seis geridas pelo Estado e seis pela Prefeitura.

Ao todo, agora, Fortaleza conta com 12 UPAs, sendo seis geridas pelo Estado e seis pela Prefeitura.
13:16 · 01.06.2018 / atualizado às 13:42
Fortaleza conta desde a manhã desta sexta-feira (1º) com mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Localizado na comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, o equipamento leva o nome da matriarca da família, Yolanda Queiroz, e funciona em um terreno de 4 mil m² doado pela Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor). A nova UPA tem capacidade de atender cerca de 450 pacientes por dia. Ao todo, agora, Fortaleza conta com 12 UPAs, sendo seis geridas pelo Estado e seis pela Prefeitura.
 
A Unidade no Dendê foi entregue pelo governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio à comunidade. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas: o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho; o diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso e a reitora da Unifor, professora Fátima Maria Fernandes Veras.
 
24 horas por dia
 
A nova UPA amplia a Rede de Urgência e Emergência da Capital e conta, dentre outros espaços, com salas de observação (adulto e pediátrico), sala de espera, consultórios, laboratório, salas de repouso, farmácia, salas de atendimentos, administração e banheiros. A UPA funcionará sete dias por semana, 24 horas por dia, prestando atendimento de urgência e emergência de baixa e média complexidade, sem agendamento.
 
 
Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio explicou que o equipamento contará com 9 médicos, dentre clínicos e pediatras. Os profissionais serão distribuídos da seguinte forma: das 7h às 19h, trabalham cinco médicos e das 19h às 7h, outros quatro.
 
Doação de terreno e parceria com a Unifor
 
O terreno onde a UPA passa a funcionar, localiza-se em frente à Escola de Aplicação Dona Yolanda Queiroz, instalada no Campus da Unifor e que beneficia crianças e jovens da comunidade do Dendê. Ele foi doado no dia 30 de junho de 2016 pela Unifor à Prefeitura. A solenidade ocorrida no ano passado contou com a presença do chanceler da Unifor, Airton Queiroz, além da reitora da Unifor, professora Fátima Maria Fernandes Veras.
 
Para o diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, a entrega da unidade materializa a ideia que teve início ainda na gestão do chanceler Airton Queiroz e “faz loas ao nome da matriarca da família Queiroz”. Em discurso, Igor ressaltou que com muita “honra e orgulho” representava a Fundação Edson Queiroz no evento, destacando ainda ser justa a homenagem a sua avó Dona Yolanda Queiroz que, segundo ele, “foi ao mesmo tempo estrutura e leveza, rocha e flor da história da família Queiroz”.
 
Outro destaque é que a UPA contará com os serviços de pesquisa e extensão dos cursos de saúde da Unifor. Professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Nutrição irão auxiliar no funcionamento da nova unidade. “Isso é um diferencial dessa UPA. Essa integração com a pesquisa e o ensino", reforçou o prefeito Roberto Cláudio.
 
Manutenção
 
O governador Camilo Santana explicou que “uma política inter-federativa irá garantir o serviço da UPA”, que será custeada por recursos do Município, Estado e União. “Essa era uma demanda antiga e a Prefeitura buscava uma área. Aqui vamos atender não só o Edson Queiroz, mas a comunidade do Dendê que antes precisava se deslocar para outra UPA ou emergência de hospital para ser atendida”. O governador ressaltou ainda que essa é uma “justa homenagem a querida Yolanda Queiroz, uma expressiva empreendedora do Estado do Ceará”.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.