avaliação

Segurança é o principal problema nas escolas públicas na visão dos brasileiros

Entre os fatores analisados em estudo, segurança obteve nota 3,7

16:44 · 03.04.2018 / atualizado às 17:01
segurança
A maioria (77%) concorda totalmente ou em parte que o problema da violência se relaciona diretamente com a baixa qualidade da educação ( FOTO: Reprodução )

O quesito 'segurança' obteve a pior nota, numa escala de 0 a10, entre dez fatores avaliados pela pesquisa “Retratos da Sociedade Brasileira - Educação Básica”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o movimento Todos Pela Educação, realizada em setembro do ano passado e divulgada nesta terça-feira (3).

Entre os fatores analisados, segurança obteve nota 3,7. Além dela, figuram nos últimos lugares do ranking as atividades que extrapolam a grade curricular normal (4,8) e ferramentas que contribuem para inovar o método de ensino, como material didático digital (4,6) e acesso a computador com internet (5,0).

VEJA TAMBÉM

Conforme o estudo, os brasileiros também acreditam que há relação entre a situação na educação brasileira e dois problemas enfrentados pelo País: violência e corrupção. A maioria (77%) concorda totalmente ou em parte que o problema da violência se relaciona diretamente com a baixa qualidade da educação. Seis em cada dez brasileiros dizem o mesmo em relação à corrupção.

Mesmo apresentando médias baixas, os quesitos mais bem avaliados no levantamento foram o tempo de permanência do aluno na escola (6,3), as condições de limpeza e manutenção das escolas (5,9) e a qualidade da merenda oferecida (5,7). A pesquisa ouviu duas mil pessoas entre 15 e 20 de setembro do ano passado, em 126 municípios, pelo Ibope Inteligência.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.