'Cidade da Gente'

Projeto redesenha ruas no Dragão do Mar e agrada pessoas que passam pelo local

Intervenção temporária promovida pela Prefeitura terá duração de 15 dias e servirá como prévia do novo desenho urbano que será aplicado na Praia de Iracema

18:02 · 04.08.2018 / atualizado às 18:06
Cidade da Gente Dragão do Mar
Intervenção urbana deverá durar 15 dias, com ações voltadas para o público em geral.

Planejado para oferecer outra alternativa para o projeto de mobilidade de Fortaleza, o "Cidade da Gente" teve início na tarde deste sábado (4), e, além de atrair, agradou as pessoas que passaram pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais especificamente no trecho entre as avenidas Monsenhor Tabosa e Almirante Barroso, ao lado do Porto Iracema das Artes. Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, e realizado pela Bloomberg Philanthropies, o projeto terá duração de 15 dias e servirá como prévia do novo desenho urbano que será aplicado na Praia de Iracema. 

O secretário de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, explicou que o projeto usa um conceito aplicado em outras cidades, como Nova York, de utilizar intervenções temporárias para então desenvolver programas de renovação da segurança viária e de mobilidade urbana. Segundo Sabóia, a Prefeitura já tem planos de expansão do projeto para outras áreas da Capital cearense.  

"Esse projeto está no escopo de um plano maior que é a requalificação da Praia de Iracema, e se você pensar bem, nós temos muitos equipamentos culturais nessa região, então esse projeto se propõe a tornar esse espaço mais convidativo, fazendo com as famílias venham aqui, se sentindo bem, até porque não faz sentido que esse seja um espaço de grande tráfego de veículos", disse Sabóia.

O estudante de publicidade Guilherme Lopes, que estava só de passagem pela região, disse ter aprovado a ideia, e já espera pela expansão do projeto. "Eu estava passando e acabei me surpreendendo com as ruas todas pintadas, e esse projeto é muito voltado para dar pertencimento aos pedestres e ciclistas, por exemplo, porque com essa intervenção, dá para notar que a cidade tem espaços que a gente nem cogitava antes", afirmou Lopes. 

"Além de oferecer mais segurança para crianças, idosos e toda a comunidade em geral, essas intervenções temporárias tem o poder de transformar a forma como as pessoas se apropriam do espaço público. Transforma as relações das pessoas com o local e também entre si. Isso mostra que é possível redesenhar as ruas colocando as pessoas em primeiro lugar", explicou Skye Duncan, diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades da National Association of City Transportation Officials (Nacto/EUA, em inglês), parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Programação

A programação dessa tarde do "Cidade da Gente" contou com a inauguração do projeto, um intervenção de artes visuais no Passeio da Ladeira, uma ação de bordado coletivo, e um show do grupo Nosso Samba. À noite, às 20h, acontece uma apresentação da quadrilha junina Filhos do Sertão. 

A organização do projeto afirmou que todos os 15 dias de intervenção terá uma programação com atividades para as pessoas que passarem pelo local próximo ao Dragão do Mar.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.