800 exemplares

Projeto Baú de Leitura entrega 800 livros na Semana da Criança

O projeto segue fomentando e incentivando a formação de novas bibliotecas com a distribuição de acervos literários

09:04 · 07.10.2017
baú da leitura
A ação entregará dois baús com 400 livros cada, acompanhados de contação de histórias com a Casa do Conto ( Foto: Divulgação )

Nos dias 9 e 11 de outubro, durante a semana do dia das crianças, o projeto Baú de Leitura vai levar literatura de forma alegre e lúdica aos municípios de Aquiraz e Salitre.

A ação entregará dois baús com 400 livros cada, acompanhados de contação de histórias com a Casa do Conto. Este é o 12° ano de atividades do projeto, que já distribuiu 145.600 livros em comunidades de baixo IDH do Ceará.

Para o coordenador do projeto, Almir Mota, o baú vem se integrando nas comunidades de forma muito ativa. “O baú é a novidade que chega para as crianças com páginas coloridas e cheias de aventuras e conhecimento. Isso é algo precioso para elas, é notório para quem observa.”, explica.

A ação conta com o apoio da Enel, através da Lei do Mecenato Estadual – Secult/Ce, e reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Educação de Qualidade”, uma agenda de metas originadas a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

O município de Salitre receberá os baús na Biblioteca Pública Menezes Pimentel, no Centro de Fortaleza no dia 9. O de Aquiraz recepcionará a ação em sua biblioteca comunitária Tapera das artes no dia 11.

Inclusão

Para quem já é beneficiado pelo projeto, o baú representa mais que acesso à leitura. “É uma ponte fundamental para o crescimento e formação de novos cidadãos”, explica a presidente da ONG Movimento de Valorização das Mulheres (Movamu´s), Clara Silveira Fernandes, de Itapajé.

Municípios

Neste ano, o projeto atendeu as cidades de: Senador Pompeu, Quixadá, Viçosa do Ceará, Itarema, Ipaporanga, Pentecoste, Crato, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza, nos bairros Alagadiço Novo, Jardim Iracema e Praia do Futuro. 

Foram beneficiadas 12 bibliotecas comunitárias cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas/CE gerida pela Secult/CE. Estão previstos ainda para esta edição a entrega de mais 15 baús de leituras.

Cadastro

O conceito de Biblioteca Comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado e tem por objetivo fomentar o acesso da comunidade à informação, ao livro a leitura. 

O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no sistema, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo.  Para se candidatar ao Baú  é preciso se cadastrar junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias, na Biblioteca Pública do Ceará, através do e-mail: bcomunitariasce@gmail.com ou através dos telefones 3101-2546 ou 2547.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.