Pólio e Sarampo

Primeiro dia de vacinação tem pouca movimentação

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

19:16 · 06.08.2018 / atualizado às 19:31

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou nesta segunda-feira (6) e, em Fortaleza, a movimentação não aumentou significativamente, conforme informou a assessora técnica de imunização do município, Renata Dias. Segundo ela, a tranquilidade é em decorrência de ser o primeiro dia e que, ao longo da campanha e nos fins de semana, a expectativa é que a demanda cresça

No Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, a movimentação maior foi pela manhã, com a vacinação de 22 crianças, conforme informou a coordenadora do local, Maria José Carvalho. Imunizações como a Febre Amarela e a Antirrábica continuam sendo as mais solicitadas diariamente.

Contudo, apesar da movimentação tranquila, a coordenadora do Paulo Marcelo informou que a fila não cessou em nenhum momento, desde o início da manhã. "Aqui a procura é grande e incessável, mesmo, mas hoje foi maior", relata Maria José.  

Para William Ralph, guia de turismo e pai do Pedro Lucas, de quatro anos, ir ao Posto com antecedência é um dever. "Temos que vacinar as crianças, é importante para evitar novos surtos e mantê-los sempre protegidos", informou. O pequeno, filho de William, está com a carteira de vacinação em dias. 

Meta

No Ceará, a previsão é que pelo menos 95% das 509.183, ou, no mínimo, 483.724 meninos e meninas que estão na faixa etária entre 12 meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias recebam a dosagem de forma homogênea. Em Fortaleza, a meta é, também, imunizar 95% do público-alvo, estimado em 138.317 mil crianças.

A tríplice viral é uma vacina de rotina, então muitas crianças podem ter sido imunizadas há pouco tempo. Neste caso, para tomar a vacina contra o sarampo, deve ser aguardado o período de 30 dias, conforme informou a assessora técnica de imunização. "Caso a do sarampo seja tomada antes desse tempo solicitado, a vacina anterior será inativada pelo organismo. A polio não, ela pode ter tomado ontem que ela pode ser imunizada de novo hoje", explica Renata. 

Além de imunizar contra o sarampo, a vacina tríplice viral também combate a rubéola e a caxumba

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.