59 leitos

Primeira etapa do IJF 2 deve ser inaugurada até o fim de setembro

O primeiro pavimento abriga 59 unidades; outros setores do hospital serão inaugurados conforme o avançar das obras

17:01 · 03.09.2018 / atualizado às 09:44 · 04.09.2018
Segundo o prefeito Roberto Cláudio, o segundo pavimento do hospital será inaugurado até o final deste ano. (Foto: José Leomar)

O primeiro pavimento do Instituto José Frota 2 (IJF 2), que conta com 59 leitos para pacientes, deverá ser inaugurado para funcionamento em meados de setembro, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio. Em visita ao prédio nesta segunda-feira (3), o prefeito afirmou que a estrutura será disponibilizada progressivamente, conforme a conclusão das obras.

“Essa quantidade de leitos já é o suficiente para a gente reduzir a indignidade persistente há mais de 20 anos de pessoas aguardando em leitos de corredor pelo seu internamento, pela sua cirurgia”, diz Roberto Cláudio. Segundo ele, o segundo pavimento do hospital será inaugurado até o final deste ano, e, junto ao primeiro, somará cerca de 130 leitos.

As instalações e a pintura do primeiro pavimento já foram concluídas. A fase atual da obra no setor inclui o acabamento interno e a finalização das estruturas externas, segundo a titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira. “Vamos começar a partir desta quarta-feira (5) a instalação de acabamento do tipo móvel no primeiro andar. O segundo andar a gente tá finalizando, também já terminamos todas as paredes, e estamos iniciando o forro e a pintura”, explica.

De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, as obras do IJF 2 estão 45% concluídas. A construção do complexo deverá ser terminada até o segundo semestre de 2019. “Pode parecer pouco, mas quando a gente já entra com elevador e instalações, esse número vai aumentando bem mais rápido”, diz Manuela Nogueira.

Novos profissionais

Durante a visita às obras, Roberto Cláudio ressaltou a importância de uma lei que se encontra na Câmara Municipal, prestes a ser votada no plenário. “Essa lei vai permitir a chamada de mais de 500 profissionais do último concurso, que garantirão a reposição de algumas equipes do próprio IJF 1 e também o chamamento dos novos profissionais concursados para o IJF 2. A gente quer fazer isso até antes da abertura dos primeiros leitos em setembro”, destacou o prefeito.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.