Academia Enem

Prefeitura seleciona 100 estudantes para intercâmbio na Inglaterra e na Espanha

Do total de jovens escolhidos, 50 irão estudar nas cidades de Liverpool e Manchester (Inglaterra) e outros 50 nas cidades de Valencia e Salamanca (Espanha)

14:15 · 19.08.2018 / atualizado às 14:17
enem
Os estudantes irão frequentar instituições de ensino de línguas estrangeiras e lá serão submetidos a cursos da língua local. ( Foto: Fernanda Siebra )

A Prefeitura de Fortaleza irá selecionar 100 alunos do programa Academia Enem para participar de intercâmbio internacional na Inglaterra ou Espanha. O edital da edição de 2018 do projeto Juventude Sem Fronteiras será lançado na segunda-feira (20), no Paço Municipal, pelo prefeito Roberto Cláudio. Os estudantes que tiverem interesse devem se inscrever por meio do cadastro no Portal da Juventude – da Prefeitura - e, ao finalizar, acessar o botão “Juventude Sem Fronteiras”, entre os dias 21 e 23 de agosto.

Para participar da seleção, o aluno precisa ter entre 18 e 29 anos, ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública, ter sido matriculado no Programa Academia Enem – edição 2017, participado de, pelo menos, 60% das aulas da Academia Enem e comprovar a nota geral no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. 

A convocação dos selecionados será no dia 24 de agosto e a entrega dos documentos deverá ser realizada no dia 27 de agosto, conforme edital. 

Do total de escolhidos, 50 farão intercâmbio nas cidades de Liverpool e Manchester (Inglaterra) e outros 50 nas cidades de Valencia e Salamanca (Espanha). Segundo a Prefeitura, os jovens estudarão oito semanas no respectivo país escolhido no ato da inscrição, com despesas pagas (passagens áreas, emissão de visto e de passaporte, alimentação, hospedagem e seguro médico e de viagem), ajuda de custo e atividades culturais programadas.

Os estudantes irão frequentar instituições de ensino de línguas estrangeiras e lá serão submetidos a cursos da língua local em grupos de 25 alunos por cidade.

Cresce número de vagas no intercâmbio

De acordo com a Prefeitura, este ano a quantidade de vagas ofertadas – 100 vagas – supera as edições anteriores, pois em 2017 foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da Academia Enem da edição de 2015 e mais 50 para o ano de 2016.

Em 2017, os jovens do programa Academia Enem selecionados das edições de 2015 e 2016 realizaram intercâmbio nas cidades de Toronto e Vancouver (Canadá) e Salamanca, na Espanha. Ao retornarem das viagens, os estudantes participaram de palestras em escolas municipais e na Rede Cuca.

Mais informações: 

O edital de seleção será lançado segunda-feira (20), às 16 horas, no Paço Municipal

A inscrição será feita por meio do cadastro no Portal da Juventude.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.