Prefeitura retira trailers e barracas irregulares na Cidade dos Funcionários - Cidade - Diario do Nordeste

Prefeitura retira trailers e barracas irregulares na Cidade dos Funcionários

00h00 | 30.01.2014

A Prefeitura de Fortaleza começou uma operação de retirada de trailers e barracas irregulares no bairro Cidade dos Funcionários, especialmente as localizadas na Praça da Glória, no cruzamento entre a Av. Oliveira Paiva e Av. Desembargador Gonzaga.

A praça estava entregue à população sem critérios de higiene e limpeza. Foto: Natinho Rodrigues

O local foi alvo de denúncia de moradores do entorno que apontaram a existência de pontos de vendas de drogas e também de comércio ambulante irregular e de aglomeração de pessoas com equipamentos sonoros conhecidos como "paredões", especialmente nas noites de fim de semana. Na semana passada, o Diário do Nordeste já havia abordado o problema.

De acordo com o coordenador de Feiras Livres e Comércio Ambulante da Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), Rogério Guerra, "o objetivo é ordenar e deixar a praça limpa para fazer uma reforma. O pessoal que estava aqui não tinha cadastro na Prefeitura e usavam trailers que não podem ser colocados em praças".

Ainda segundo Guerra, " a praça deve ser reformulada com novos padrões de comércio ambulante, que seja mais eficaz para os usuários. A praça estava entregue à população sem critérios de higiene e limpeza. A determinação do secretário Renato Lima é que todas as praças da Regional VI sejam limpas e conservadas. Aliás, essa determinação é do prefeito Roberto Claúdio e se estende a outras regionais".

Sem confrontos

Apesar do temor de haver resistência ou conflitos e do deslocamento de viaturas e homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar, a retirada das estruturas foi feita sem maiores incidentes. A operação também foi supervisionada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) da capital.

Conforme Guerra, "a operação foi tranquila e comunicada com antecedência de um mês. Demos um prazo inicial de 15 dias para eles retirarem as barracas, depois ainda prorrogamos esse prazo por mais dez dias e hoje chegou ao limite porque amanhã essa praça vai ser entregue à construtora para que seja feito o serviço da reforma".

Ele ainda acenou com a possibilidade de que os comerciantes retirados retornem com suas atividades na praça, quando da conclusão das obras de readequação, padronização e modernização da Praça da Glória, ainda sem previsão de prazo de conclusão.

"O pré-cadastro foi feito na semana passada. Nós nos preocupamos com os ambulantes também, porque eles vão sair mas terão acesso à possibilidade de voltar, não com esse padrão que estava. Vai ser feito um ordenamento de feiras  noturnas, futuramente", afirmou.

Guerra disse, por fim, que a tendência é que se adote o modelo de comércio ambulante que existe atualmente no Lago Jacareí, mas admitiu que ainda não há uma definição sobre o padrão a ser adotado, que estaria em fase de estudo.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999