Até as 17h

Prefeitura oferta serviços sociais e de saúde a LGBT+ na Praça do Ferreira

Durante toda a quinta-feira (21), haverá emissão gratuita de documentos, vacinação e informações sobre direitos humanos, além da venda de produtos por empreendedores LGBT+

11:24 · 21.06.2018 / atualizado às 11:30
A população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais contará, até as 17h desta quinta-feira (21), com diversos serviços gratuitos de cidadania e saúde em uma tenda instalada na Praça do Ferreira, no Centro da cidade. As atividades tiveram início às 8h, incluindo emissão da primeira via do documento de identidade, vacinação, informações sobre direitos humanos, distribuição de preservativos e, ainda, venda de roupas e acessórios expostos por 24 empreendedores LGBT+.
 
Para a coordenadora executiva da Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza, Dediane Souza, o objetivo do chamado “Balcão da Cidadania” transpõe os serviços ofertados na prática. “A simbologia maior é ocupar essa praça, o coração da Capital, para a sociedade compreender que a Parada pela Diversidade Sexual é um momento – mas nós existimos todo dia, e nossas identidades precisam ser naturalizadas”.
 
A necessidade de quebrar estereótipos no enfrentamento à LGBTfobia e de garantir respeito à diversidade de sexualidades e identidades de gênero também é defendida pelo designer Alex Azevedo, 41, um dos expositores da Feira Empreendedora LGBT. “Eu só vendo pela internet, então torço por vendas boas aqui. Mas nossa presença aqui vai além disso. É para mostrar que não é só festa, que nós existimos”, afirma, endossado pela artesã Alessandra Maia, 27, que vende artigos de biscuit no evento. “É um ato político. Existe ainda um preconceito muito grande com pessoas LGBT, e ocupar esse espaço é proporcionar outra visão, dizer que somos humanos, empreendedores”, sentencia.
 
As atividades durante todo o mês acontecem em alusão ao Dia Mundial da Consciência LGBT, celebrado no dia 28 de junho em mais de 140 países. Em Fortaleza, onde os serviços são organizados pela Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, a data consta no calendário oficial (lei nº 8.626/2002), representando o Dia Municipal da Consciência LGBT.
 
Programação
 
21/06 (quinta-feira) – Balcão da Cidadania e Feira Empreendedora LGBT
Horário: 08h às 17h
Local: Praça do Ferreira
 
23/06 (sábado) – I Caminhada das Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Ceará
Horário: 15h
Local: Avenida Beira Mar
 
23/06 (sábado) – Ato show alusivo ao 28 de junho
Horário: 17h a 00h
Local: Aterrinho da Praia de Iracema
 
24/06 (domingo) – XVIII Parada pela Diversidade Sexual do Ceará
Horário: 15h às 22h
Local: Avenida Beira Mar

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.