Estudo

Pesquisadores da UFC descobrem novo exoplaneta

O novo exoplaneta tem características similares a Júpiter

13:28 · 11.09.2018
Foto_Exoplaneta_
Aglomerado de estrelas IC 4651, onde o exoplaneta descoberto está localizado ( Foto: Divulgação/ESO )

Pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com outras universidades, nacionais e internacionais, descobriram um exoplaneta (planeta fora do sistema solar) até então desconhecido da ciência. A descoberta é relevante até mesmo para o estudo de identificação de uma possível nova Terra. 

Batizado de IC 4651 9122B, o planeta tem características similares às de Júpiter, que cumpre, no sistema solar, o importante papel de proteger a Terra de asteróides. O 9122B, de massa imensa, pode ter agido de forma semelhante em relação a um possível outro planeta, que teria tido tempo de se desenvolver biologicamente, sem a incidência de asteróides, assim como a Terra. A confirmação disso, porém, depende de outros estudos mais aprofundados. 

Com aproximadamente 1,2 bilhão de anos de idade (é relativamente novo se comparado ao nosso sistema solar, que tem cerca de 4,6 bilhões de anos), o novo exoplaneta tem características similares a Júpiter, mas é ainda mais gigante que este: sua massa é, pelo menos, 6,3 vezes maior. Tanto isso quanto sua posição no sistema estelar favorecem condições para a formação de um ou mais planetas rochosos similares à Terra entre o planeta encontrado e a estrela a qual ele orbita.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.