Feiras livres

Pássaros silvestres são apreendidos em feiras na Capital e Caucaia

Apreensão das espécies foi realizada nos bairros Goiabeiras e Jurema, localizado em Caucaia, além de detectar o porte ilegal dos animais em uma residência no Bairro Genibaú

De acordo com o artigo 29 da lei 9605/98, o porte ilegal de pássaros silvestres configura crime ambiental ( Foto: VC Repórter )
14:59 · 23.06.2018 / atualizado às 15:03

Operação conjunta da Sociedade Protetora Ambiental, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA) e Guarda Municipal, na manhã deste sábado (23), resultou na apreensão de 31 pássaros silvestres da fauna brasileira. De acordo com o artigo 29 da lei 9605/98, o porte ilegal dos animais configura crime ambiental. 

Segundo Márcio Sousa, presidente da Sociedade Protetora Ambiental no Ceará  (SPA-CE), a operação foi efetivada em feiras ao ar livre nos bairros Goiabeiras e Jurema, em Caucaia. Entre os 16 pássaros apreendidos na feira da Jurema, foram encontrados dois papa cuns, sete bicos de lata, dois periquitos do sertão, três papa arroz, um sabiá e um galo de campina. 

Feira na Goiabeiras

Já na feira das Goiabeiras foram apreendidos seis pássaros. Entre as espécies estão: quatro sanhaços, um sabiá e um galo campina. Os animais foram encontrados com feirante Francisco Ferreira Diogo, que foi detido e conduzido ao 7° Distrito Policial, no qual responderá por crime ambiental

Casa no Genibaú

A operação conjunta foi comandada pelo subtenente Antônio Braga. Ele afirma que no deslocamento entre as feiras, também foram apreendidos mais nove pássaros que se encontravam em uma residência no Bairro Genibaú. Francisco Carlos de Azevedo Pereira, 25, foi conduzido ao 32° Distrito Policial

Entre as espécies apreendidas na casa de Francisco Carlos estão dois papa capim, dois galos campina, um abre e fecha, um canário da terra, dois golinhas e um bicudo. De acordo com o subtenente Braga, o trabalho que busca evitar o comércio de pássaros silvestres é rotineiro em todas as feiras de Fortaleza e Região Metropolitana, como também em outros municípios do Estado. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.