anfiteatro

Parque do Cocó recebe apresentações de orquestras

Nova opção cultural gratuita iniciada neste domingo (15) será realizada quinzenalmente até o mês de junho. Confira programação completa

17:36 · 15.04.2018 / atualizado às 18:25
Orquestra no Parque
Nesse primeiro dia de apresentações, público lotou o anfiteatro do Parque do Cocó (Foto: João Lima Neto)

Quem passou pelo anfiteatro do Parque Estadual do Cocó na tarde desse domingo (15) se deparou com um local tomado por músicas com toque erudita. 

Se trata do "Orquestras no Parque", projeto iniciado hoje pelas secretarias de Cultura e Meio Ambiente do Estado, e que se estend até o próximo dia 10 de junho,  de 16h30 às 18h, em apresentações quinzenais de orquestras cearenses ao pôr do sol. A Orquestra Bachiana Jovem, da Tapera das Artes, em Aquiraz, garantiu a programação do dia. 

De acordo com o titular da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Fabiano dos Santos Piúba, o projeto tem como principal intuito oferecer gratuitamente à população uma nova opção de fruição, na qual cultura e meio ambiente estão integrados. 

"A ideia do projeto Orquestras no Parque é aquilo que a gente já vinha conversando com o secretário (do Meio Ambiente e Sustentabilidade) Artur Bruno, no sentido de integrar duas políticas públicas de cultura e meio ambiente, interagindo com o principal parque ecológico do Estado, onde a gente viesse oferecer para a população cearense um outro tipo de fruição". 

Ainda conforme o secretário, as músicas apresentadas ao longo do projeto serão executadas por orquestras financiadas pela Secult, por meio dos seus editais, incluindo não somente a Orquestra Bachiana Jovem, como também a Orquestra de Sopros de Pindoretama, Orquestras Infantil e Juvenil da Fundação Raimundo Fagner, entre outras.

Maestro da Orquestra Bachiana Jovem e regente há 17 anos, Ênio Antunes ressalta que o repertório apresentado ao público nesse primeiro dia do projeto reuniu o regionalismo musical da cultura cearense e a música europeia de concerto. 

"Estamos num processo de formação de público e isso não é diferente com a orquestra de cordas. Trouxemos hoje aqui uma experiência que estamos trabalhando, (incluindo) desde o período barroco até Luiz Gonzaga". Dentre os compositores escolhidos para "dialogar" no palco e apresentar ao público estão o brasileiro Ernani Aguiar, além dos compositores do estilo barroco Johann Sebastian Bach e Antonio Lucio Vivaldi.

A primeira temporada do Programa Orquestras no Parque será encerrada pela Orquestra Jacques Klein. 

 

No Estado, são contabilizadas 16 orquestras de música em atividade, as quais integram o Sistema Estadual de Bandas de Música do Ceará (SEBAM), instituído conforme a Lei 13.605/2005, que prevê as unidades de bandas de música, como equipamentos culturais colocados a serviço da sociedade para a pesquisa, produção e difusão cultural, com ênfase na música instrumental, geridas por instituições com ou sem fins econômicos, ou de interesse público.

Programação

Orquestra de Sopros de Pindoretama

Dia: 20 de abril (domingo)

Hora: 16h30

Orquestra Infantil e Orquestra Juvenil

Dia: 13 de maio (domingo)

Hora: 16h30

Sopros Para a Juventude

Dia: 27 de maio (domingo)

Hora: 16h30

Orquestra Contemporânea

Dia: 10 de junho (domingo)

Hora: 17 horas

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.