Nesta terça-feira

Obras do VLT na Avenida Antônio Sales seguem nesta manhã e causam congestionamento

Previstas para serem concluídas às 5h, intervenções continuam ao longo da manhã e geram reclamação de motoristas

Próximo ao viaduto da Av. Antônio Sales, a reportagem apurou que apenas uma faixa está liberada para a passagem de veículos, o que tem causado um grande congestionamento no local ( Foto: Cid Barbosa )
08:20 · 05.06.2018 / atualizado às 10:26

Anunciada nesta segunda-feira (4) pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra-CE), a continuação das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), trecho Parangaba-Mucuripe, tem causado um grande congestionamento na manhã desta terça-feira (5) na Avenida Antônio Sales, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Previstas para serem concluídas às 5h, as intervenções seguiam acontecendo até a publicação e bloqueavam quase todas as faixas da via, gerando reclamação por parte dos motoristas.

Próximo ao viaduto da Av. Antônio Sales, a reportagem apurou que apenas uma faixa está liberada para a passagem de veículos, o que tem causado um grande congestionamento no local, assim como nas avenidas Engenheiro Santana Júnior e Rogaciano Leite. Entre 7h30 e 9h, nenhum agente de trânsito esteve no local para auxiliar os motoristas, que precisam se desdobrar para tentar fugir do trânsito.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que, durante a madrugada, orientadores de tráfego da operação Via Livre estiveram no local dando apoio às intervenções, deixando a via no horáro inicialmente programado para o fim das obras. Ao constatar que houve o prolongamento dos trabalhos na via, a autarquia enviou novos agentes por volta de 9h.

A reportagem também entrou em contato com a Seinfra para saber o motivo de as intevenções não terem terminado no prazo estipulado, mas, até o momento, não obteve resposta.

Obras

Ontem (4), a Seinfra informou que as obras dizem respeito à implantação de duas vias férreas do VLT, que exigem a conclusão de dois viadutos ferroviários sobre a Av. Antônio Sales. Para garantir a operação de montagem, a pasta ressaltou que o trecho da avenida entre a Rua Monsenhor Catão e Av. Eng. Santana Júnior passariam por bloqueio provisório de 00h às 5h desta terça-feira.

No local, há movimentação de guindastes e içamento das vigas, que têm aproximadamente 23 metros de comprimento e pesam cerca de 50 toneladas. 

Desvios 

Para os condutores que trafegam no sentido Aldeota/Iguatemi, uma rota alternativa para evitar o trânsito na região é dobrar à esquerda na Rua Monsenhor Catão, seguir direto e dobrar à direita na Av. Padre Antônio Tomás até a Av. Eng. Santana Júnior. 

Já no sentido contrário, o motorista que costuma vir pela Eng. Santana Júnior e utiliza a Av. Antônio Sales para acessar a Aldeota, sentido Sul-Norte, pode seguir em frente até a alça de acesso da Av. Padre Antônio Tomás, entrar à direita na Rua Monsenhor Catão, à esquerda na Rua Paula Ney, à esquerda novamente na Rua Cel. Jucá, seguindo até a Rua Beni de Carvalho. 

Quem segue pela Via Expressa no sentido sertão/praia deve dobrar à direita na Rua Tertuliano Potiguara seguindo até a Eng. Santana Júnior. Já no sentido praia/sertão, a orientação da AMC é entrar à direita na Rua Vicente Leite, à direita novamente na Av. Pontes Vieira e à esquerda na Av. Sen. Virgílio Távora. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.