Corredor de ônibus

Obras do novo túnel da Via Expressa começam dia 15 de dezembro

O túnel vai eliminar quatro semáforos do cruzamento da Via Expressa com a Rua Tavares Coutinho

Obras do túnel começam na sexta-feira (15) ( Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza )
15:29 · 06.12.2017 / atualizado às 20:19

As obras para a construção do novo túnel na Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no bairro Papicu, começam na sexta-feira (15).  A construção - que será feita na Avenida Alberto Sá sob a Via Expressa - faz parte de um pacote de intervenções necessárias para a implantação do corredor expresso de ônibus Parangaba/Papicu, que irá permitir a interligação dos bairros Mucuripe e Parangaba. 

O túnel vai eliminar quatro semáforos do cruzamento da Via Expressa com a Rua Tavares Coutinho, permitindo o acesso expresso do transporte coletivo. O equipamento terá cerca de 460 metros de comprimento, e 80 metros de área coberta. 

Mudanças

A partir do dia 13 de dezembro, a rua Professor Silas Ribeiro e a rua Eduardo Sabóia, entre a avenida Engenheiro Santana Júnior e a rua Valdetário Mota, terão seus sentidos de circulação invertidos. A alteração será necessária para viabilizar as obras. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) darão suporte operacional à intervenção.

A Rua Paulo Moraes, entre avenida Engenheiro Santana Júnior e a Rua Valdetário Mota, também passará por mudanças, com implantação de sentido único (oeste/leste). A partir do dia 15 de dezembro, a Avenida Engenheiro Alberto Sá estará bloqueada entre a Avenida Engenheiro Santana Júnior e a Via Expressa.

A Rua Doutor Aloísio Mamede, entre as ruas Tavares Coutinho e a Via Expressa, também passará a operar com sentido único de circulação norte/sul.

Túnel via expressa

A partir do dia 15 de dezembro, a Av. Eng. Alberto Sá estará bloqueada entre a Av. Eng. Santana Júnior e a Av. Almirante Henrique Saboia (Via Expressa). A Rua Doutor Aloísio Mamede, entre as ruas Tavares Coutinho e a Via Expressa, passará a operar com sentido único de circulação norte/sul. 

Para viabilizar essas alterações, será necessário a implantação de três novos semáforos nas seguintes vias: Rua Eduardo Saboia com Av. Eng. Santana Júnior, Desemb. Lauro Nogueira com Av. Eng. Santana Júnior e Via Expressa com Dr. José Lino. Os semáforos do cruzamento da Av. dos Jangadeiros com Prof. Sila Ribeiro e Prof. Sila Ribeiro com Eng. Santana Júnior terão suas programações alteradas.

Via Expressa

A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) disponibilizou um vídeo da maquete eletrônica do projeto a ser executado. Assista:

Linhas de ônibus afetadas

Devido à mudança de sentido das ruas Eduardo Sabóia e Professor Silas Ribeiro, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizará o desvio de 20 linhas de ônibus no entorno da região.

As linhas que seguiam o sentido Sul X Norte, na Av. Engenheiro Santana Júnior, devem entrar à direita na rua Paulo Moraes, à direita novamente na Rua Valdetário Mota, à direita na rua Eduardo Sabóia, à esquerda na Av. Eng. Santana Júnior em direção ao terminal Papicu. São elas:

004 - Messejana/Papicu/Cambeba/TJ,
023 - Edson Queiroz/Papicu (Corujão),
068 - Messejana/Papicu/Cambeba/LJ,
222 - Antônio Bezerra/Papicu/Antônio Sales,
815 - Messejana/Papicu/Cj. Tancredo Neves,
825 - Cidade Func/Papicu/Jardim das Oliveiras,
835 - Defensoria/Papicu/Via Câmara.

As linhas que vêm da Praia do Futuro e Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pela Rua Valdetário Mota em direção ao terminal Papicu seguem pela mesma, depois à direita na rua Eduardo Sabóia, à esquerda na Av. Eng. Santana Júnior em direção ao terminal Papicu. São elas:

052 - Grande Circular II, Praia do Futuro/Caça e Pesca (Corujão),
056 - Grande Circular II (Corujão), Conjunto Palmeiras/Papicu (STPC),
804 - Aldeota,
810 - Papicu/Praia do Futuro,
813 - Papicu/Praia do Futuro II,
831 - Papicu/H Geral/Cidade 2000,
832 - Papicu/Cidade 2000,
841 - HGF/Papicu/Riomar,
913 - Papicu/Serviluz/Varjota,
920 - Papicu/Caça e Pesca.

Já a linha 831 - Papicu/H Geral/Cidade 2000 quando sair do terminal do Papicu continua na rua Silas Ribeiro até a rua Valdetário Mota, em direção ao HGF.

Na segunda fase, as linhas que saíam em direção a Av. Eng. Santana Junior que dobravam à esquerda na Av. Alberto Sá devem sair do terminal diretamente em direção à Via Expressa. Já as linhas que vinham do bairro Varjota ou da Via Expressa no sentido Norte e Sul pela Av. Eng. Santana Jr devem continuar na Via Expressa até o viaduto da Av. Dom Luis, retornando ao terminal Papicu.

 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.