Mudanças

Obras de urbanização beneficiam famílias que moram às margens do Rio Cocó

No local, foram construídas calçadas, ciclovias, sete áreas de esporte e lazer

16:22 · 16.06.2018 / atualizado às 17:10
Rio Cocó
Uma nova via de 3,4 km de extensão por 16 metros faz parte do Projeto Rio Cocó e foi executada por meio da Secretaria das Cidades do Ceará ( Foto: Cid Barbosa )

Intervenções de urbanização às margens do Rio Cocó foram inaugurados neste sábado (16). Uma via de 3,4 km de extensão por 16 metros que vai da BR-116 até a Avenida Paulino Rocha faz parte das mudanças. No local, foram construídas calçadas, ciclovias, sete áreas de esporte e lazer, além de duas áreas institucionais. Na ocasião, também foi anunciada uma ampliação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) do Ceará. 

>Governador Camilo Santana assina ordem para criar a 1ª Delegacia de Crimes Ambientais do Ceará

A obra faz parte do Projeto Rio Cocó e beneficiará cerca de 338 famílias. O projeto integra o Programa Juntos por Fortaleza do Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura.

O governador Camilo Santana ressaltou a importância do Parque do Cocó em Fortaleza, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo, e uma atualização do projeto de urbanização para melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno. 

Qualidade de vida

O porteiro Fábio Auri de Vasconcelos, pai de três filhos, morador no bairro Cajazeiras há 25 anos, é um dos beneficiados com a urbanização da margem direita do Rio Cocó. Ele conta que antes da urbanização tudo era mais difícil no bairro. “As ruas foram muito baratas e sem ambulância, o caminhão do lixo, o mesmo carro de polícia, tudo era muito sujo e inseguro. Agora vivemos em um paraíso, tendo acesso a visitas sem problema, aumentou a segurança e a iluminação. Não quero mais sair daqui ”, afirma.

Policiamento Ambiental

Durante o evento, o governador Camilo Santana publicou as ações para a segurança. O pacote ambiental trará ainda mais sete novas viaturas, quatro motos e dois botes infláveis semirrígidos para a corporação, aumentando o poder de fiscalização.

Segundo o governador, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já foram mapeados os pontos de vista ao longo da reserva do Parque de Cofragem para a instalação de câmeras de videomonitoramento, em breve, e o processo de aquisição de drones para, entre outros pontos, atuarem na região do Cocó. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.