Enem

Novo fascículo conta com 24 questões de matemática

A proposta deste fascículo é a construção de significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais

18:41 · 21.08.2018 / atualizado às 19:14
enem
A competência de área dois, uma das oito cobradas no Enem, espera que o candidato utilize o conhecimento geométrico para realizar a leitura. ( Foto: José Leomar )

O quarto fascículo da série Diário do Nordeste no Enem, com publicação nesta quarta-feira (22), está tratando as habilidades de Matemática e suas Tecnologias. Com 24 questões, a série é uma realização do Diário do Nordeste com conteúdo do Colégio Ari de Sá Cavalcante e está sendo publicada todas às segundas e quartas-feiras, até o dia 8 de outubro.

A proposta deste fascículo é a construção de significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Para obter sucesso, o candidato deve reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações desses números e operações.

Além disso, no fascículo, o estudante deve identificar, ainda, padrões numéricos ou princípios de contagem; resolver situações-problema envolvendo número; avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas; e avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos. 

Competência 2

A competência de área dois, uma das oito cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), espera que o candidato utilize o conhecimento geométrico para realizar a leitura, por meio da interpretação da localização e da movimentação de pessoas e objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

A competência pede, ainda, a identificação das características de figuras planas ou espaciais; a resolução de situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma; e a utilização desses conhecimentos na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.

O Diário do Nordeste no Enem é constituído de 17 fascículos, quatro para cada área específica e 1 de revisão do conteúdo geral. Para isso, são abordadas as cinco áreas do conhecimento: Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, distribuídas em questões resolvidas e propostas, as quais você encontrará as resoluções no hotsite do Diário.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.