semana da pátria

Navio-Patrulha abre para visitas no feriadão de 7 de setembro

O Navio "Macau" recebe visitantes na tarde de sexta-feira (7) a domingo (9)

O "macau" realiza, prioritariamente, apoio à fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar ( Foto: Divulgação/Capitania dos Portos do Ceará )
15:00 · 05.09.2018 / atualizado às 16:03

Na semana de comemoração da Independência do Brasil, a Marinha abre para visitação pública no Porto do Mucuripe, de sexta-feira (7) a domingo (9), o Navio-Patrulha (NPa) "Macau", incorporado em 2010.

A visitação ocorre, durante os três dias, de 14h às 17h. O "Macau" é um navio de guerra menor que o comum, com 500 toneladas e 54,2 metros de comprimento. Sua tripulação tem 49 homens e é atualmente comandado pelo Capitão de Corveta Hélio Cancian Neto. 

Devido às limitações do navio (com menos espaços de banheiros e bebedouros), e à existência de escadas para acesso aos compartimentos, a Capitania dos Portos do Ceará não recomenda a visita a crianças abaixo de 5 anos de idade e a pessoas com dificuldades de locomoção. 

"Macau" é subordinado ao Comando do 3° Distrito Naval e teve sua construção iniciada em 2007, no Estado Indústria Naval no Ceará (INACE), fazendo parte de um estudo realizado pela Marinha para a construção de uma classe de Navio Patrulha. 

A principal função da atração deste fim de semana é atividade de patrulha, inspeção naval e salvaguarda da vida humana no mar, levando segurança ao tráfego marítimo nacional e defendendo ações da Marinha brasileira, sobretudo na proteção da "Amazônia Azul". 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.