DIA DO MARINHEIRO

Navio-escola da Marinha visita Fortaleza nesta quinta (7)

Em comemoração à semana do Dia do Marinheiro, o navio estará aberto à visitação do público

Navio-Escola “Brasil”, construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro ( Foto: Divulgação )
10:11 · 06.12.2017

A partir desta quinta-feira (7), o Navio-Escola "Brasil", da Marinha do Brasil, estará atracado em Fortaleza, um dos 17 portos visitados. A visita faz parte da 31ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha e, em comemoração ao Dia do Marinheiro, dia 13 de dezembro, o navio estará aberto à visitação pública das 14h às 17h, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro. 

A Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM) é parte da formação dos futuros Oficiais da Marinha, enfatizando o aprendizado na prática. Os futuros oficiais, durante a VIGM, têm aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como são introduzidos à fase de adaptação à vida à bordo. 

Além da formação profissional, com viagens a diversos países, também são promovidas a sua formação cultural e a representação do País nos diversos portos visitados, promovendo o estreitamento de relações com as nações amigas. 

Atracado até a próxima segunda-feira (11), o navio iniciou viagem no dia 23 de julho, com término previsto para 17 de dezembro após visitar 13 países em seu roteiro. Os 17 portos visitados, além de Fortaleza, foram o de Salvador, Las Palmas e Barcelona (Espanha), Toulon e Le Havre (França), Pireu (Grécia), Civitavecchia (Itália), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Oslo (Noruega), Curaçau, Amsterdã (Holanda), Nova Iorque e Jacksonville (Estados Unidos da América) e Cartagena (Colômbia). 

Os quatro dias de visita a Fortaleza contarão ainda com programações realizadas em outros pontos da cidade. Confira: 

Programação 

Visitação Pública ao Navio-Escola “BRASIL”
Dia: 8, 9 e 10 de dezembro
Local: Porto do Mucuripe
Hora: 14h às 17h

Formatura cívico-militar dos alunos da Turma Juliet 
Dia: 8 de dezembro
Local: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará 
Av. Filomeno Gomes, nº 30 – Jacarecanga 
Hora: 10h 

Exposição no Shopping Del Paseo 
Serão expostos banners sobre segurança do tráfego aquaviário, Moto Aquática, Bote, reprodução de vídeos institucionais, exposição de quadros de nós, brasões, peças navais, maquetes em miniatura de navios, distribuição de folders alusivos ao tema, bem como a presença do nosso pessoal para interagir com o público.
Dia: 9 e 10 de dezembro
Local: Av. Santos Dumont, 3131 - Aldeota
Hora: 10h às 22h 

Cerimônia cívico-militar alusiva ao Dia do Marinheiro 
Dia: 12 de dezembro
Local: Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará 
Av. Filomeno Gomes, nº 30 – Jacarecanga 
Hora: 10h

Sessão solene alusiva ao Dia do Marinheiro
Dia: 12 de dezembro
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará 
Hora: 15h

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.