Intervenção

Mucuripe terá substituição de parte da rede de esgoto

Cerca de 70 metros de tubulação serão colocados na rua Olga Barroso, com previsão para conclusão da obra em 60 dias.

18:37 · 26.04.2018
esgoto
O novo material, se bem conservado, só deve ser trocado de novo em 30 anos. ( Foto: Natinho Rodrigues )
Nova intervenção para esgotamento sanitário será feita pela Companhia de de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no bairro Mucuripe. A rua Olga Barroso, no trecho compreendido entre a rua Córrego das Flores e avenida dos Jangadeiros, terá sua tubulação substituída por uma nova
 
Segundo a coordenadora de Serviços e Expansão da Cagece, Aline Bessa, a troca foi motivada por vários problemas de vazamento de esgoto. Além disso, a Companhia descobriu uma rede de drenagem (responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza) abaixo do sistema de esgoto, que poderia ceder a qualquer minuto.
 
"Não culpo a Prefeitura, em algum momento ela achou, por bem, instalar a rede de drenagem acima da de esgoto. Então resolvemos fazer essa substituição de redes, é uma nova linha paralela à antiga e o esgoto vai passar por ela, não mais pela outra. Não vamos tirar a velha, apenas colocar uma nova, porque não podemos mexer muito na rede velha, está muito próximo das residências e corre o perigo de ceder", explica a coordenadora. 
 
Cerca de 70 metros de tubulação serão colocados na rua Olga Barroso, com previsão para conclusão da obra em 60 dias. Aline afirmou que a substituição também é pelo tempo de vida útil do material atual, que chegou ao fim, e pelo mau uso da rede de esgoto por parte da população, como o depósito de lixo. O novo material, se bem conservado, só deve ser trocado de novo em 30 anos. "É importante termos redes novas porque quando temos uma linha muito desgastada, começa a ter a fuga de esgoto. A susbtituição da rede deve findar isso", relata. 
 
Trânsito
A obra não irá interferir no fornecimento de água, mas já provocou uma interdição de trânsito no trecho da Rua Olga Barroso. Desta forma, o acesso à avenida dos Jangadeiros passou a ser realizado pela travessa São João, paralela ao trecho em obras, e assim deve ficar durante a substituição da rede de esgotamento sanitário.  
 
A próxima substituição de rede de esgotamento sanitário deve ser na Rua Córrego das Flores, conforme afirma a coordenadora. "Isso é para o futuro, mas a vida útil do material da Rua Córrego das Flores é quase no mesmo periodo da Olga Barroso". 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.