Saúde

Mobilização contra sarampo e poliomielite ocorre em praças e terminais no sábado (8)

Ainda que cerca de 100 mil crianças tenham sido imunizadas, faltam 27 mil para o Município atingir a meta

13:09 · 04.09.2018 / atualizado às 14:27
vacina Polio Sarampo
As 112 unidades básica de Fortaleza estão atendendo com estoques e funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h ( Foto: Saulo Roberto )

Após haver a constatação de que a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite não havia sido atingida no período determinado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Fortaleza resolveu promover um dia de mobilização no próximo sábado (8). 

Na Capital, até às 11h30 desta terça-feira (4), a cobertura vacinal da poliomielite marcava 78,01% (107.906 doses) e a do sarampo (109.358), 79,06% do total de público, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A meta sugerida pela Órgão é de 95% do público-alvo. A Campanha deve seguir até o dia 14 deste mês.

Até lá, o prefeito Roberto Cláudio garante que haverá mobilização nas praças das comunidades com menor cobertura adquirida de imunização e nos Centros de Distribuição de Medicamentos, em todos os terminais de ônibus de Fortaleza. Os espaços devem ser divulgados pela Prefeitura na quinta-feira (6)

"Estamos agora, inclusive, saindo do posto para buscar as crianças fora das unidades. Mas, o mais importante é a consciência dos pais, mães e responsáveis", ressaltou o gestor, ao pontuar que faltam cerca de 27 mil crianças entre 0 e 5 anos para receberem a dosagem necessária. 

Segundo a secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel, "a gente precisa vacinar todos porque o vírus (do sarampo) já está circulando aqui no nosso País e, para isso, trabalhamos arduamente no mês de agosto", pontuou. De acordo com Joana Maciel, as 112 unidades básica de Fortaleza estão atendendo com estoques das vacinas contra Poliomielite e Sarampo e funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.